ESTUDE NA UNIT
MENU

Direito na Unit: alunos do NPJ de Aracaju fazem visita técnica à AGU

O encontro marca o início de uma parceria firmada entre Unit e AGU na oferta de 15 vagas de estágio, cujo processo seletivo foi finalizado hoje

às 22h48
Alunos de Direito da Unit aproveitaram o momento (Foto: Asscom AGU/PFSE)
Alunos de Direito da Unit aproveitaram o momento (Foto: Asscom AGU/PFSE)
Coordenador do NPJ Aracaju, prof Charles Albert Leite e o procurador federal, professor Célio Cruz compuseram a mesa (Foto: Asscom AGU/PFSE)
Compartilhe:

O encontro marca o início de uma parceria firmada entre Unit e AGU na oferta de 15 vagas de estágio, cujo processo seletivo foi finalizado hoje

Por Gilmara Costa

Alunos do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) que iniciaram a vivência prática no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) de Aracaju participaram na manhã de hoje, 15, de uma visita técnica à sede da Advocacia Geral da União (AGU), onde conferiram palestras com procuradores federais sobre as demandas, competências e atividades desempenhadas pelo órgão. O encontro marca o início de uma parceria firmada entre Unit e AGU na oferta de 15 vagas de estágio, cujo processo seletivo foi finalizado hoje. 

Entre os palestrantes, o procurador federal Ricardo Ribeiro comentou sobre as ações prioritárias da AGU e ressaltou a importância do convênio firmado entre as instituições. “Essa é uma oportunidade única aqui na AGU, pois é um momento em que a gente pode interagir com os alunos em processo de formação e ajudá-los a construir uma visão do que a advocacia pública é na prática e como ela pode contribuir melhoria das políticas públicas e desenvolvimento do nosso país. É excelente para a gente o suporte dos alunos e também para a construção do conhecimento deles”, afirmou. 

Para o aluno Charles Lima, a visita e proximidade com os procuradores permitiu conhecer a estrutura e atuação no sistema do judiciário. “É importante esses momentos de conexão entre teoria e prática, conhecendo os profissionais que atuam na área do Direito Público, vivenciam a advocacia diariamente e que hoje compartilham com a gente o conhecimento. Eu não conhecia a AGU, sabia um pouco da dinâmica de trabalhos, e foi muito conhecer tudo isso, o que me estimulou ainda mais a me inscrever na seleção de estágio e, quem sabe, fazer parte e aprender cada vez mais”, contou.

Com afinidade nas demandas do Direito Ambiental, a aluna Mara Madureira afirmou que ficou encantada com as palestras proferidas e a forma atuante da AGU nas mais diversas frentes do Direito. “Fiquei impressionada o quanto foi rico de matéria e conhecimento esse momento, no qual conhecemos a AGU, como a entidade funciona, ações e muito mais. Eu já pensava em fazer a inscrição e fiquei ainda mais empolgada, pois gosto muito do Direito Ambiental e vejo que a instituição pode me ensinar muito mais”, falou. 

Ao agradecer aos alunos, professores e procuradores presentes, o coordenador do NPJ Aracaju, Charles Albert Leite, falou sobre a importância do estágio na formação do profissional, possibilitando a vivência cotidiana em instituições como a AGU. “Essa é uma oportunidade única de aprendizado prático, que nos permite fazer uma conexão com o que aprendemos em sala de aula e ir muito mais além, pois a realidade do dia a dia contribui de forma significativa para a formação profissional”, declarou.

Compartilhe: