Comprometida com a fomentação da cultura e da educação em Direitos Humanos, a Universidade Tiradentes participa anualmente das edições da Mostra, oportunidade em que oferece aos seus acadêmicos debates sobre temas correlatos precedidos da exibição de filmes cuja temática está diretamente relacionada à liberdade de expressão e à conquista da cidadania.
“Esse é um momento de debate sobre o que versam os Direitos Humanos. A iniciativa se dá através do Ministério dos Direitos Humanos e do Instituto Cultura e Movimento, que são os produtores nacionais do evento que acontece em todas as capitais e no Distrito Federal. É uma oportunidade de abrirmos uma ampla discussão na academia sobre o que são, de fato, os Direitos Humanos”, justifica o coordenador da mostra realizada na Unit, professor Mário Eugênio Paula de Lima.
A IES sergipana é um dos mil pontos de difusão desse projeto criado em 2006 como uma das ações estratégicas da Secretaria Especial de Direitos Humanos para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.
A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.