Entre os contemplados está o que se intitula A Atuação do Projeto Reformatório Penal no Acesso à Justiça do Sistema Carcerário de Sergipe. Ele foi considerado o melhor trabalho da Área Ciências Humanas Sociais e Aplicadas na modalidade permanente.
“Reconheço como um projeto fantástico desenvolvido há 23 anos pela Universidade Tiradentes que mudou o meu olhar em relação às pessoas que necessitam do Direito. Por isso mesmo, desde o ano passado faço parte do Projeto Reformatório”, diz o acadêmico Carlos Alberto Ferreira dos Santos. Ele cursa o 10º período de Direito e explica que todo o trabalho realizado dentro do projeto tem por objetivo auxiliar o detento, dando-lhes acesso à justiça.
Sob a orientação do professor Ronaldo Marinho da Silva, o projeto sobre a atuação do Reformatório Penal tem autoria do Carlos Alberto e Elisandra Lopes Santos Silva. A acadêmica do 6º período, se diz motivada para o desenvolvimento de novos projetos graças ao apoio e a atenção do professor Ronaldo Marinho. “Ele sempre incentivou a pesquisa”, diz a aluna.
“O objetivo é proporcionar aos nossos alunos uma vivência prática, um conhecimento com a realidade de forma que se possa encontrar meios para mudar essa realidade”, revela o professor Ronaldo se referindo ao projeto sobre sua orientação.
“Nosso propósito é estimular a todos os que participaram porque isso um testemunho da importância da produção científica e é também extensão como prova de tudo aquilo que desenvolvemos com os nossos alunos nas comunidades”, explica a coordenadora geral da Semex, professora Cristiane Santana.
Acompanhe os demais projetos com a obtenção das melhores médias:
– Ações de Educação Alimentar e Nutricional em uma Associação Civil do Bairro Farolândia, considerado o melhor trabalho na área de Ciências Biológicas e da Saúde na modalidade permanente. Autores: Aislless Suellen dos Santos Teles; Elaine Kelly Santos Duarte; Lanka Maria dos Santos e Ranna Adrielle Lima Santos. Orientação – Talita Kizzy Barbosa Barreto.
– Hospital do Ursinho – melhor trabalho da área Ciências Biológicas e da Saúde na modalidade pontual. Autores: Morgana de Figueiredo Rodrigues; Marina Maria Santos Alves; Bianca Mendonça Andrade e Ingrid de Souza Silva. Orientação – Halley Ferraro Oliveira.
– Promoção da saúde e prevenção das doenças bucais nas comunidades Quilombolas de Patioba, Pontal da Barra e Mussuca- SE: uma proposta integrada do escolar e famílias. Melhor trabalho da área de Ciências Biológicas e da Saúde na modalidade Proext. Autores: Daianni Barbosa Adeodato Souza; Camila Costa Carvalho Nascimento, Éricles Santana Santos e Jamille Alves Araújo Rosa. Orientação: Cristiane Costa Cunha Oliveira e Simone Alves Garcez Guedes.
– Relatos de experiência: Projeto acadêmicos de plantão contra a desnutrição e a obesidade. Melhor trabalho na área Ciências Biológicas e da Saúde na modalidade contínua. Autores: Denise Freitas Resende; José Hunaldo de Oliveira Júnior; Rebeca Lira de Oliveira Prado Vieira; Suellen Stefhane Santos Britto; Jeferson Bezerra Monteiro e Elaine Ferreira da Silva.
– Projeto Brincar. Melhor trabalho da área Ciências Exatas da Terra e Engenharias, na modalidade Contínua. Autoria de Aglícia Santos Velames. Orientação: Gláucia Regina de Oliveira Almeida.
– Urbanismo Colaborativo. Melhor trabalho na área Ciências Humanas Sociais e Aplicadas na modalidade Proext. Autores: Vinícius Bezerra Roque Nicácio; Ana Paula Costa Teixeira; Larissa Tavares de Souza Santos; John Alex de Melo Dantas; Vitória Almeida Santos; Paula Karine de Sá Dantas e Victor Matheus Silva Manhães. Orientação: Simone Alves Prado Menezes.
– Planejamento e reforma de uma sala de vídeo no Projeto Esperança. Melhor trabalho na área Ciências Exatas da Terra e Engenharias na modalidade Pontual. Autores: Nathália Stephnae Santos Nascimento; Ádria Maria de Castro Vasconcelos; Aline Santos Passos e Larissa Nayara Oliveira dos Santos. Orientação: Gláucia Regina de Oliveira Almeida.
– Relatos e Experiência do projeto 7º Jogos internos da Escola Maria das Graças Souza Garcez. Melhor trabalho na área Ciências Humanas Sociais e Aplicadas na modalidade Pontual. Autores: Neidson de Oliveira Mangueira; Giullia Victoria Menezes de Aquino Eloi. Orientação: Lenadro Santos Andrade.