ESTUDE NA UNIT
MENU

Docente da Unit é empossada na Academia Sergipana de Letras

Ester Vilas-Bôas foi conduzida a uma das cadeiras da Academia que anteriormente era ocupada pelo acadêmico e ex-governador João Alves Filho.

às 19h50
Professora doutora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento
Professora doutora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento
Posse na Academia Sergipana de Letras da professora doutora Ester Fraga Vilas Bôas Carvalho do Nascimento
Acadêmica Luzia Maria da Costa Nascimento
Compartilhe:

Por Stefânia Leal e Raquel Passos

Professora, pesquisadora e escritora notável, a doutora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento desde o dia 26 de abril é a mais nova imortal da Academia Sergipana de Letras – ASL. Composta por 40 cadeiras, a ASL é formada por personalidades sergipanas que se destacam no meio cultural, artístico e literário.

Em evento virtual, a docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes assumiu a cadeira de n° 22, que tem como patrono Martinho César da Silveira Garcez. 

Coube à acadêmica Luzia Maria da Costa Nascimento o discurso de recepção, frisando seu privilégio de ter sido escolhida para saudar a mais nova integrante da Academia. A importância da representatividade feminina também foi citada no discurso.

“A entrada de mais uma mulher na Academia Sergipana de Letras leva-nos à reflexão acerca da trajetória e conquista obtidas pelas mulheres nos vários segmentos, inclusive no trabalho literário, levando assim ao fortalecimento da voz feminina na nossa academia e agora somos oito”, destacando o legado científico e literário da professora  Ester Vilas-Bôas.

A poetisa, escritora e representante do Movimento Cultural Garcia Filho, Dirce Nascimento, que também participou da solenidade, parabenizou o ingresso da professora doutora a ASL. Para brindar o momento, a escritora optou por declamar o poema ‘Navegue’ do importante poeta da língua portuguesa, Fernando Pessoa. “O Movimento Cultural Garcia Filho está muito feliz em parabenizar hoje a professora Ester agora por fazer parte também desse jardim da intelectualidade e imortalidade sergipana, então é mais uma rosa que chega e que bela rosa”, conta Dirce Nascimento.

Esboçando felicidade, a nova imortal agradeceu aos familiares, aos presentes e a todos que a apoiaram pessoal e profissionalmente. “A Academia Sergipana de Letras é uma das mais tradicionais e, sem nenhuma dúvida, a mais importante organização que trata da cultura sergipana. Esta associação voluntária, desde o início do século XX, luta por imortalizar os nomes e as obras dos intelectuais que melhor compreenderam a alma do povo sergipano”, afirma a imortal.

Orgulhoso por ter a professora doutora Ester Vilas-Bôas como membro da Universidade Tiradentes, o reitor da Unit Sergipe, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, que também é membro da Academia Sergipana de Letras e ocupa a cadeira de nº 23, disse estar encantado ao falar da doutora em um evento tão importante.

“Eu quero agradecer esta solenidade, este acontecimento e dizer à doutora Ester que todos nós que fazemos parte da Universidade Tiradentes, temos o maior orgulho pela sua competência, pela sua dedicação à vida científica e acadêmica”, completa o reitor.

 

Leia mais: 

Compartilhe: