ESTUDE NA UNIT
MENU

Docente da Unit se destaca no cenário nacional


às 20h13
Capa da edição brasileira
Capa da edição brasileira
O doutor Estélio
Compartilhe:
Capa da edição brasileira

Capa da edição brasileira

O professor do curso de Educação Física da Unit, doutor Estélio H. M. Dantas se destaca no cenário nacional por ter sido o único profissional entre os que atuam na área da Educação Física e Medicina esportiva no País a ser escolhido para assinar a revisão técnica da 9ª Edição em língua portuguesa das “Diretrizes do ACSM, para os Testes de Esforço e sua Prescrição”, obra lançada pela Guanabara Koogan, considerada a maior, mais tradicional e mais respeitada editora brasileira de livros da área de saúde.

Para a publicação da obra em nosso idioma, a editora do American College of Sports Medicine utiliza como um dos critérios a escolha de um revisor-técnico brasileiro.

“Este convite muito me envaideceu, pois a atual edição ditará, até 2016, a “doutrina” e o vocabulário que serão utilizados pelos profissionais de saúde de todo o Brasil no tocante à avaliação e a prescrição de exercícios, tanto para atletas, como para pessoas saudáveis e as portadoras das mais distintas patologias.

Na tarefa, eu contei com a inestimável colaboração da Professora M.Sc. Juliana Boscher Torres. A responsabilidade foi muito grande, mas a possibilidade de poder influenciar a ação de toda uma categoria é muito gratificante”, reconhece o professor Estélio.

Sempre atuante, o professor do curso de Educação Física da Unit representou a IES sergipana ao participar no período de 5 a 15 de setembro, do VII Congresso Euroamericano de Motricidade Humana, evento promovido pela Faculdade de Educação e pela Escola de Educação Física da Universidade Central do Chile.

Ao regressar do Chile, o doutor Estélio H. M. Dantas fez conferência de abertura do 10º Congresso de Educação Física da Unit, oportunidade em que destacou como tema as “Novas Tecnologias e Inovação em Motricidade Humana.

O doutor Estélio

O doutor Estélio

Acompanhe a trajetória do doutor Estélio

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exercito (1979), Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1972), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988). Livre Docente em Educação Física pela Universidade Federal Fluminense (1994), realizou pós-doutoramento em Psicofisiologia na Universidade Gama Filho (1998), em Fisiologia na Universidad Católica San Antonio de Murcia (2001) e um estágio de investigacão na Universidad de Valencia (Espanha – 2010). É Secretário Geral da Rede Euroamericana de Motricidade Humana. Professor Titular aposentado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atua no presente como professor permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Professor Titular da Universidade Tiradentes – UNIT. É professor convidado da Universidad Católica de Murcia (Espanha), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e da Universidad de la República (Uruguai). Atua como Supervisor e Fisiologista do Projeto Golfe Olímpico – 2016. Ao longo de sua carreira acadêmica publicou 21 livros (diversos no exterior), 48 capítulos de livros, 433 artigos na íntegra em periódicos científicos, 715 trabalhos em anais de congressos e proferiu 683 conferências ou cursos. Formou 37 doutores e 127 mestres. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Esporte, Atividade Física, Performance e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento esportivo, flexibilidade, força, emagrecimento, envelhecimento, saúde e qualidade de vida.

Compartilhe: