V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Doutoranda da Unit é selecionada em programa internacional


às 20h21
Professora Rita de Cássia Amorim
Professora Rita de Cássia Amorim
Compartilhe:
Professora Rita de Cássia Amorim

Professora Rita de Cássia Amorim

A professora Rita de Cássia Amorim Santos, coordenadora de Estágio da Educação a Distância – EaD –, aluna do Doutorado em Educação da PUCRS, Dinter/Unit, foi selecionada no Programa Les Doctoriales. Fizeram a inscrição 228 doutorandos do Brasil e destes, 100 foram selecionados. A iniciativa já acontece na França há mais de 20 anos, é resultado de parceria entre a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul com a Universidade de Nantes, Angers e Le Mans (Unam), e tem por finalidade ampliar a consciência sobre competências transversais produzidas ao longo da formação, bem como produzir uma aproximação dos doutorandos com o mercado profissional e empresas, através de diversas atividades. O objetivo do seminário é aproximar doutorandos de competências profissionais e prepará-los para o mercado de trabalho.

“O programa estabelece convênios com universidades brasileiras e o seminário, que é de imersão (sendo que somente os doutorandos podem participar) foi aberto para as universidades de Porto Alegre’, afirma a professora Rita de Cássia, salientando que a participação dela deve-se ao fato de ser doutoranda pelo Dinter da Unit, em convênio com a PUC do Rio Grande do Sul.

Durante cinco dias consecutivos, de 2 a 7 de novembro, os doutorandos selecionados pelo programa permanecem hospedados em um hotel na cidade gaúcha de Bento Gonçalves, onde participam de uma programação de formação desses doutores para imersão no mercado de trabalho. “A intenção é conhecer a realidade do mercado para tentar aproximá-lo da nossa pesquisa de doutorado através da utilização dos objetos pesquisados”, salienta a doutoranda, cuja pesquisa tem como objeto o Projeto de Aprendizagem Interdisciplinar – PAI –, inserido no Programa de Educação do Ensino Profissionalizante na Educação a Distância, conhecido como Etec.

“O projeto representa uma qualificação imensa na minha formação profissional até porque meu objeto está dentro do ensino profissionalizante e vou estar num seminário de formação de profissionalização. É uma oportunidade de ampliar meu conhecimento descobrindo quais são os projetos inovadores existentes hoje, dentro do mercado de trabalho”, finaliza a professora Rita.

 

Foto – Marcelo Freitas

Compartilhe: