ESTUDE NA UNIT
MENU

Editora Universitária Tiradentes lança três títulos


às 19h42
Doutora Cristiane Porto, diretora da Editora Universitária
Doutora Cristiane Porto, diretora da Editora Universitária
Compartilhe:
Doutora Cristiane Porto, diretora da Editora Universitária

Doutora Cristiane Porto, diretora da Editora Universitária

O Grupo Tiradentes lança a partir das 19 horas do dia 15, em solenidade que reúne no foyer da Reitoria, no Campus Farolândia, personalidades convidadas e a comunidade universitária, os três primeiros títulos literários publicados pela Editora Universitária Tiradentes. São eles: “Revista Piauí: acontecimento no arquivo de brasilidade”, de autoria do professor Pedro Varoni; “Mazzaropi em: um pícaro na pátria Jeje de Exu”, de Jesana Batista; e “Letras projetadas sobre fundo em movimento: palavras que dizem cinema”, uma coletânea que leva as assinaturas de Jesana Batista, Juliana Michaello M. Dias, Pedro Simonardi e Walcler Mendes Júnior.

A Editora Universitária Tiradentes começou a sem implantada em 2012, como parte de um projeto intitulado de Difusão Científica do Grupo Tiradentes engloba o Portal de Periódicos, o Repositório (cujas ações são de responsabilidade da Biblioteca Central) e a Editora que está diretamente ligada à Superintendência de Relações Institucionais por se tratar de uma unidade de negócios.

O critério utilizado para a publicação dos três primeiros títulos levou em consideração alguns fatores específicos, segundo afirma a professora doutora Cristiane Porto, diretora da Editora Universitária.  Um deles, a disponibilidade de verba por parte do Núcleo Interdisciplinar para a implantação do mestrado na Faculdade Integrada Tiradentes que resultou na publicação dos livros “Mazzaropi em: um pícaro na pátria Jeje de Exu”, de Jesana Batista; e “Letras projetadas sobre fundo em movimento: palavras que dizem cinema”, uma coletânea. “Em relação ao livro do professor e jornalista Pedro Varoni, trata-se de um projeto do autor junto à Superintendência de Relações Internacionais”, lembra a professora Cristiane.

O segundo e mais importante critério levado em consideração está diretamente ligado à qualidade do conteúdo da obra. Após a opinião de um parecerista, o Conselho Editorial emite um parecer sobre a viabilidade da publicação que é permitida a qualquer autor, seja ele membro da comunidade universitária externa a ela. “Todas as informações sobre os procedimentos para quem deseja publicar uma obra literária são disponibilizadas no portal da Editora, com lançamento marcado para o dia 10”, assegura a diretora, acrescentando que uma das questões que deve ser considerada por uma editora universitária é a de primar pela qualidade do produto. Por isso mesmo, desde quando o conteúdo tenha qualidade, a Editora Universitária Tiradentes abraçará o projeto.

Foto – Marcelo Freitas

Compartilhe: