ESTUDE NA UNIT
MENU

Novos modelos educacionais são tema de Maratona de Educação e Saúde

Exibida pelo YouTube, a Maratona tratou de Práticas pedagógicas, promoção da saúde e de atividades preventivas à Covid-19

às 18h30
Compartilhe:

Práticas pedagógicas, promoção da saúde e de atividades preventivas à Covid-19 foram temas da segunda transmissão da Maratona de Educação e Saúde, realizada pelo Programa de Mestrados e Doutorados da Universidade Tiradentes (Unit), (PPED), nesta segunda-feira (18).

Com exibição pelo YouTube, o debate reuniu Ronaldo Linhares, do Programa de pós-graduação em Educação; Cristiane Costa da Cunha Oliveira, do Programa de pós-graduação em Saúde e Ambiente e Guadalupe Sales, do curso de Odontologia, e contou, ainda, com a contribuição da professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Segundo a professora Simone, a pandemia acendeu a necessidade de uma educação que promova pesquisa e diálogo. Ela também sugeriu o uso de podcasts, vídeos e programas de videoconferência.

“Nossos alunos estão fazendo mil coisas, TikTok, por exemplo. Por que não usamos essas interfaces dentro do projeto pedagógico? Uma sala de aula pautada no modelo unidirecional já vem sendo criticada. No entanto, é possível trabalharmos de uma forma dialógica, usando o potencial da cibercultura, porém, o importante é que o professor esteja aberto a aprender”.

Já Cristiane Costa da Cunha Oliveira, pontuou que a Maratona é uma oportunidade de integrar Saúde e Educação interdisciplinarmente porque o momento é de construção.

“Educação e Saúde são questões importantes, porque a gente precisa construir a autonomia dos sujeitos. Nesses tempos de pandemia, é necessário o cuidado com a saúde”, destacou.

Maratona de Educação e Saúde

Organizado por Cristiano Ferronato, coordenador do programa de pós-graduação em Educação da Unit e Margarete Zanardo Gomes, coordenadora do programa de pós-graduação em Saúde e Ambiente, o evento tem como público alvo professores, alunos e a sociedade em geral e segue até o próximo dia 25.

Docente do curso de Enfermagem, Margarete falou sobre os desafios do curso diante da suspensão das aulas presenciais.

“Os docentes iniciaram oficinas com o objetivo de manter a qualidade das aulas ministradas, mas a ampla utilização de recursos e ferramentas digitais já vinha sendo fortemente incentivada. Utilizamos, principalmente, os recursos do Google for Education”.

Compartilhe: