ESTUDE NA UNIT
MENU

Edunit lança mais dois livros

Lançamento acontecerá na próxima quarta-feira, 05, durante evento internacional.

às 15h04
A Editora Universitária Tiradentes – Edunit – lança mais dois livros no próximo dia 5 de agosto, no Bloco G, Campus Aracaju Farolândia. O lançamento de “Investigação Qualitativa, Inovação, Dilemas e Desafios” e “A Produção Científica na Contemporaniedade: Exigências e Interlocuções" acontece durante o 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa – CIAIQ – e o 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação – Simeduc –, eventos que acontecem na Universidade Tiradentes, em Aracaju.
Compartilhe:

Organizado pelos professores Cristiane Porto, Cristiano Ferronato e Ronaldo Linhares, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit, o livro “A Produção Científica Brasileira na Contemporaneidade: Exigências e Interlocuções” objetiva discutir o aspecto multidisciplinar e interdisciplinar que tem caracterizado a ciência nos últimos anos e a exigência contínua dos órgãos de fomento à pesquisa de publicações científicas. Isso tudo se deve ao considerar que os pesquisadores dependem da produção para financiamento de projetos e, até mesmo, para manter o bom conceito dos programas de pós-graduação de que fazem parte.

Os textos que compõem este livro destacam a produtividade científica na contemporaneidade, como um exercício de pedagogia da ciência proposto por Bachelard. Um esforço para publicizar a pesquisa científica e seus resultados como uma prática política, criativa e crítica de produção de novos conhecimentos. Dentre temas que compõem este livro pontuam-se alguns como “fator de impacto”, qualificação dos periódicos e a importância das associações científicas. A importância destas reflexões possibilita entremear diálogos e contribuir de maneira mais pungente das discussões acerca da produção científica no Brasil.

 

Organizadores

Já o livro “Investigação Qualitativa, Inovação, Dilemas e Desafios” tem como organizadores os professores portugueses Francislê e Dayse Neri de Souza, da Universidade de Aveiro, e António Pedro Costa, co-fundador da empresa Ludomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicos, em que é o responsável intelectual e pedagógico e co-autor de recursos educativos, e docente do ISLA.

É notória a preocupação de todos os autores deste livro com os jovens investigadores. A maioria dos que iniciam as suas jornadas na investigação qualitative está ansiosa por regras e normas que garantam a qualidade das suas dissertações de mestrado e  das suas teses de doutoramento.  O problema, como logo alguns percebem, é que não é linear nem trivial determinar de forma generalizada critérios de qualidade para todos os contextos da investigação qualitativa nas ciências humanas e sociais.

Existem muitos autores que chegam a discutir se estes critérios são desejáveis. A postura dos autores deste livro é de que os critérios de qualidade para a investigação qualitativa são bem-vindos e necessários para garantir-se rigor, sistematização, credibilidade e valor humano da construção científica. No entanto, não dogmatizam, nem fecham estes critérios.

Informações sobre como adquirir os livros da Edunit podem ser adquirida pelo e-mail editora@unit.br ou pelo telephone (79)3218-2138.

Compartilhe: