Organizado pelos professores Cristiane Porto, Cristiano Ferronato e Ronaldo Linhares, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit, o livro “A Produção Científica Brasileira na Contemporaneidade: Exigências e Interlocuções” objetiva discutir o aspecto multidisciplinar e interdisciplinar que tem caracterizado a ciência nos últimos anos e a exigência contínua dos órgãos de fomento à pesquisa de publicações científicas. Isso tudo se deve ao considerar que os pesquisadores dependem da produção para financiamento de projetos e, até mesmo, para manter o bom conceito dos programas de pós-graduação de que fazem parte.
Os textos que compõem este livro destacam a produtividade científica na contemporaneidade, como um exercício de pedagogia da ciência proposto por Bachelard. Um esforço para publicizar a pesquisa científica e seus resultados como uma prática política, criativa e crítica de produção de novos conhecimentos. Dentre temas que compõem este livro pontuam-se alguns como “fator de impacto”, qualificação dos periódicos e a importância das associações científicas. A importância destas reflexões possibilita entremear diálogos e contribuir de maneira mais pungente das discussões acerca da produção científica no Brasil.
Organizadores
Já o livro “Investigação Qualitativa, Inovação, Dilemas e Desafios” tem como organizadores os professores portugueses Francislê e Dayse Neri de Souza, da Universidade de Aveiro, e António Pedro Costa, co-fundador da empresa Ludomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicos, em que é o responsável intelectual e pedagógico e co-autor de recursos educativos, e docente do ISLA.
É notória a preocupação de todos os autores deste livro com os jovens investigadores. A maioria dos que iniciam as suas jornadas na investigação qualitative está ansiosa por regras e normas que garantam a qualidade das suas dissertações de mestrado e das suas teses de doutoramento. O problema, como logo alguns percebem, é que não é linear nem trivial determinar de forma generalizada critérios de qualidade para todos os contextos da investigação qualitativa nas ciências humanas e sociais.
Existem muitos autores que chegam a discutir se estes critérios são desejáveis. A postura dos autores deste livro é de que os critérios de qualidade para a investigação qualitativa são bem-vindos e necessários para garantir-se rigor, sistematização, credibilidade e valor humano da construção científica. No entanto, não dogmatizam, nem fecham estes critérios.
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