ESTUDE NA UNIT
MENU

Edunit lança primeiros livros

Obras com selo da Editora Universitária Tiradentes trazem análises sobre cinema e jornalismo

às 19h51
Professor Uchôa entre os autores
Compartilhe:
Professor Uchôa entre os autores

Professor Uchôa entre os autores

Fotos: Marcelo Freitas/Asscom/Unit

A Editora Universitária Tiradentes – Edunit – lançou seus primeiros livros na noite desta sexta-feira, 15 de agosto.“Revista piauí: acontecimento no arquivo de brasilidade”, de autoria do jornalista e professor da Unit Pedro Varoni; “Mazzaropi em: um pícaro na pátria Jeje de Exu”, da antropóloga e docente da Fits Jesana Batista; e “Letras projetadas sobre fundo em movimento: palavras que dizem cinema”, coletânea organizada por Jesana em parceria com os professores  Juliana Michaello Dias, Pedro Simonard e Walcler Mendes Júnior foram lançados durante solenidade no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes – Unit.

“A tiragem inicial é de 500 exemplares para cada livro. Após o lançamento em Sergipe, as obras serão apresentadas na 23ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, entre os dias 22 e 31 deste mês”, afirma a diretora da Edunit, professora Cristiane Porto.

Edunit3

Obras serão apresentadas na Bienal Internacional do Livro

No livro “Mazzaropi em: um pícaro na pátria de Jeje de Exu”, a doutora em Antropologia pela UFPE, Jesana Batista Pereira, analisa os valores da cultura brasileira presentes no cinema de Amácio Mazzaropi (1912-1981), especialmente com o seu personagem Jeca.

Já a obra “Letras projetadas sobre fundo em movimento: palavras que dizem cinema” traz uma reflexão sobre o cinema enquanto instância que constitui objetos ao mesmo tempo em que incentiva ações políticas, que buscam discutir questões relativas à inserção de sujeitos e grupos periféricos em risco frente às demandas da sociedade moderna.

Em “Revista piauí: um acontecimento no arquivo de brasilidade”, o doutor em Linguística, Letras, Estudos Gerais e Ciências Humanas pela Ufscar, Pedro Varoni, analisa o periódico caracterizado por textos longos e com poucas fotos – o oposto da tendência contemporânea –, com base na análise do discurso de vertente francesa.

Edunit2

Autores autografam suas obras

Os três livros estão à venda na editora, no Campus Aracaju Farolândia da Unit.

Sobre a editora

Criada em 2013, a Editora Universitária Tiradentes (Edunit) tem como objetivo promover difusão científica, nas diversas áreas, com a filosofia de formar produtores de conhecimento que sejam empreendedores. Portanto, visa manter diálogos entre os pesquisadores do Grupo Tiradentes e demais instituições brasileiras e estrangeiras, abrindo oportunidades de novas parcerias, novas fontes de capitação de recursos, propiciando vantagens tangíveis e intangíveis.

A missão da Editora Universitária Tiradentes é contribuir para a difusão do conhecimento por meio de publicações de qualidade relacionadas à educação e à cultura. Atualmente, a Edunit está responsável por toda produção dos periódicos do Grupo Tiradentes em suporte impresso e online. Além disso, encontra-se já filiada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias – Abeu.

“Uma instituição que tem a lucidez de entender o quão é importante ter uma editora que faz o conhecimento, não apenas o que é produzido dentro dela, mas em parceria com outras instituições, que possa ser palpável, sistematizado e que circule, é de uma grande sabedoria. Então ver uma editora universitária nascer neste País com um projeto sério, sólido, participativo, investigativo é motivo de profunda alegria”, avalia o presidente da Abeu, João Carlos Canossa.

Para o reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, a Editora possibilitará um avanço em termos de contribuições científicas. “Enriqueceremos não apenas nossa biblioteca, mas esperamos munir o mercado de produções científicas novas dos nossos graduados, mestres e doutores”, acredita.

 

Compartilhe: