A busca constante por aprimoramento e especialização tem sido fundamental para o sucesso no campo da saúde. O egresso de Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit), Danilo Lopes Santos, é um exemplo disso. Após concluir a residência em Imagionologia no renomado Hospital Sírio-Libanês, ele garantiu duas vagas como biomédico imaginologista em hospitais de referência na cidade de Salvador: uma no Hospital Israelita Albert Einstein e outra no Hospital Aliança, ambos reconhecidos pela excelência em atendimento e inovação na área da saúde.
Danilo, que já atuava como biomédico imaginologista no Hospital Ortopédico do Estado (HOE), destacou o papel da formação adquirida na Unit para alcançar essas conquistas. O conhecimento adquirido na graduação foi fundamental para superar os desafios da residência e ingressar no mercado de trabalho com confiança. “Minha formação me forneceu uma base sólida desde a realização da prova da residência. Não fiz nenhum curso preparatório, só revisei alguns assuntos e fiz a prova. A área da imagem faz uso de quase todo o conhecimento que a gente adquire na graduação, então, durante a residência, todo o conhecimento adquirido foi crucial”, compartilhou o biomédico.
Entretanto, a formação acadêmica vai além do conteúdo técnico. O egresso também destacou a importância das atividades extracurriculares, como participação em ligas acadêmicas e congressos, que ampliaram seu interesse pela área de imagem. “Cada momento acadêmico teve sua importância no meu desenvolvimento. Não consigo pontuar um só. Desde a participação em ligas e eventos, aulas e tudo mais. Eu participei da liga de imagem e fui em congressos que me despertaram o interesse na área. Posteriormente, fiz estágio obrigatório em imagem na Climedi”, explicou.
A contribuição da formação acadêmica
A professora de Biomedicina da Unit, Patrícia Oliveira, reforçou o papel decisivo que a sólida formação acadêmica da Unit teve na trajetória de Danilo. Além disso, para Patrícia, o reconhecimento de instituições como o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Aliança é um indicativo claro da qualidade da formação oferecida pela Unit e da dedicação de seus alunos.
“Nosso egresso se destacou na residência por sua dedicação e competência, aproveitando as oportunidades que surgiram para demonstrar seu potencial. A sólida formação recebida em nosso curso, aliada à experiência adquirida na residência, proporcionou a base necessária para que ele alcançasse essas conquistas profissionais”, afirmou a docente.
Dividindo as obrigações
Atualmente, Danilo já está atuando nas duas vagas conquistadas. Ele compartilhou como divide seu tempo entre os dois hospitais, trabalhando em um deles no período noturno, em escala 12×36, e no outro durante o dia, em escala 6×1. A experiência na residência, segundo Danilo, não só proporcionou um elevado nível de capacitação técnica, mas também ajudou a desenvolver maturidade emocional no ambiente profissional. “Os aprendizados da residência vão desde alta capacitação técnica até a maturidade emocional no âmbito pessoal e profissional. É o local perfeito para quem quer se desenvolver na área”, acrescentou.
Danilo continua focado no aprimoramento profissional. Ele está atualmente se especializando em design de protocolos de ressonância magnética e também ministra treinamentos para técnicos de enfermagem, enfermeiros, biomédicos e outros profissionais interessados na área de imagem. “Minha expectativa é sempre continuar crescendo. Atualmente, estou me especializando em designer de protocolos em ressonância e também ofereço treinamentos de imagem para técnicos de enfermagem, enfermeiros, biomédicos e profissionais que desejam ingressar na área”, destacou.
Leia também: Alunos de Medicina de Estância passam a acompanhar o dia-a-dia do Samu