ESTUDE NA UNIT
MENU

Em meio a era digital, a televisão mantém sua força

De acordo com professores do curso de Jornalismo da Unit, a televisão está presente em 99% dos lares brasileiros, reforçando presença massiva.

às 21h41
Professores Juliana Almeida e Caio Guimarães
Compartilhe:

No mundo conectado de hoje, a Internet está presente em praticamente todos os telefones celulares para atualização do cotidiano, bem como para gerar entretenimento. Por conta da versatilidade que o mundo conectado ao meio digital proporciona, há quem acredite não precisar mais de outros meios de comunicação de massa, como a televisão. Porém, o Google publicou um artigo em março que evidencia a forte presença na vida da população e que não vai desaparecer tão cedo.

De acordo com a professora do curso de Jornalismo da Universidade Tiradentes, Juliana Correia Almeida de Silva, a  televisão ainda é o principal meio de comunicação de massa. “A TV está presente em 99% dos lares brasileiros e, com relação a Internet, ainda existem desertos digitais muito grandes no Brasil, pela sua extensão continental. Pelo seu aspecto massivo, a TV faz parte da rotina e da cultura das pessoas, para se formar, se entreter, já há um costume de assistir televisão”, afirma.

Já o professor e coordenador dos projetos Agência Prática e Unit Notícias, Caio Mário Guimarães Alcântara, a televisão possibilitou convencer e mobilizar mais facilmente o público. No Brasil acabou gerando uma cultura de forte impacto e uma relação muito próxima entre o consumidor de mídia e a televisão. “Além de alcançar um maior número possível de grupos de consumidores, ela consegue trabalhar melhor o emocional, explorando narrativas e elementos que criam empatia e que facilitam o entendimento do público”, avalia.

Curso de Jornalismo

Diante da convergência dos meios de comunicação, o curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo da Unit, busca formar profissionais multiplataformas, capazes de entender e transitar sobre os diferentes meios: rádio, TV, Internet, impresso e fotografia.

O corpo docente do curso é sempre antenado ao que o mercado pede. “Não estão presos na academia, mas acompanhando as novas tendências, o que o mercado quer e pede. O curso de Jornalismo da Unit vai preparar profissionais justamente para esses desafios”, explica a professora Juliana Almeida..

Os estudantes participam de um curso que se preocupa com os aspectos teóricos e críticos da concepção midiática da TV, mas que também olha para as tendências e experiências de mercado, argumento reforçado pelo professor Caio: “Assim, os estudantes participam de disciplinas e projetos, como o [telejornal laboratório] Unit Notícias, tendo acesso a leituras clássicas, contemporâneas, debates com profissionais e contato com professores que não somente estudam, mas atuam e produzem nos novos contextos”.

O Complexo de Comunicação Social (CCS) da Unit, um dos mais completos entre instituições de ensino superior privadas do Nordeste, possibilita ao aluno a experiência prática de sua profissão. “O CCS possibilita que o aluno coloque em prática todo esse conteúdo e essa tendência do mercado jornalístico, para que o profissional transite em várias plataformas e possa trabalhar muito bem os diversos meios”, comenta a professora Juliana.

O professor Caio completa: “O CCS alia um espaço de formação mais clássica, com salas de aula equipadas para aulas expositivas, debates e reuniões, com ambientes laboratoriais nos quais os estudantes podem desenvolver projetos e práticas com equipamentos e orientação. Assim, é possível atender às demandas de formação para o novo mercado”.

 

Por Raquel Passos e João Paulo Olim

 

Leia mais:

Dia do Jornalista: Unit formou mais de 1.300 profissionais da área

Compartilhe: