Se engana quem pensa que o empreendedorismo digital é uma área nova. Na verdade ele surgiu junto com a internet na década de 70. Porém, quanto mais a tecnologia avança, mais ele se desenvolve e a área se expande. Até certo tempo atrás, era inimaginável adquirir um produto pelo computador e recebê-lo em casa. Hoje, com o empreendedorismo digital já é uma realidade.
Com a pandemia, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior. O número de pedidos aumentou 16,9%, com 353 milhões de entregas, segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro. O valor médio por compra também registrou aumento de 8,6% em relação a 2020, atingindo a média de R$ 455.
Ou seja, as pessoas estão comprando cada vez mais pela internet e o número só tende a crescer nos próximos anos. Portanto, investir na área é uma ótima aposta para 2023. Mas como começar? A Universidade Tiradentes (Unit) oferece o curso de Empreendedorismo Digital na modalidade de Educação a Distância (EAD), que tem como objetivo capacitar profissionais para que desenvolvam os seus negócios de forma sólida e consistente. Além de preparar para os desafios que surgem, como falências e prejuízos.
Quem deseja empreender precisa ter a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Pessoas com essas características geralmente agem com proatividade, estando preparadas para situações adversas. Elas também conseguem progredir em contextos desfavoráveis, como durante uma crise, por exemplo. É dessa forma que a Unit auxilia nesse processo.
Possibilidades de atuação para quem quer empreender
São inúmeras as possibilidades para quem deseja atuar no segmento online, entretanto, as principais são:
- E-commerce: são lojas que vendem com o auxílio da internet
- Blogs ou sites especializados: é possível trabalhar produzindo conteúdo para portais
- Infoprodutos: e-books, apostilas e videoaulas são alguns exemplos de produtos de informação digital
- Aplicativos: os aplicativos são softwares feitos para aparelhos móveis; o mercado de apps é enorme
- Jogos: é possível criar jogos para computadores, celulares e videogames, por exemplo
- Cursos: ainda que alguns cursos possam se encaixar em infoprodutos, você pode montar uma programação de aulas online e em tempo real
- Consultoria: se você é especialista em alguma área, pode promover orientações a empresas e pessoas a distância.
O futuro empreendedor digital também não pode deixar de estar atento a algumas dicas, como:
- Conhecer as ferramentas digitais
- Pesquisar bastante para encontrar o próprio nicho de mercado
- Planejar o seu negócio
- Administrar as suas finanças
- Manter o foco
- Investir em marketing digital
- E por último e não menos importante, buscar conhecimento realizando um curso a distância.
Não perca tempo e se inscreva já no curso de Empreendedorismo Digital e se prepare para a profissão que está cada vez mais em alta no mercado!
Leia também: Pesquisa aponta que EAD terá maior crescimento em 2023