ESTUDE NA UNIT
MENU

Encceja: confira detalhes para se preparar para o exame

Marcado para ocorrer em 29 de agosto, o Encceja é voltado a pessoas que não concluíram os estudos na idade esperada.

às 22h43
Compartilhe:

Os interessados em realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, terão até o dia 29 de agosto para intensificar a preparação e assim realizar a prova que concede certificação a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade esperada.

A avaliação que seria realizada em 25 de abril, foi adiada para 29 de agosto, em razão da pandemia. Esse ano, cerca de 1,63 milhão de pessoas se inscreveram para realizar a prova, sendo 1,32 milhão para obter o certificado do Ensino Médio e outros 301 mil para receberem a certificação do ensino fundamental.

O perfil dos candidatos que costumam realizar o exame é formado por jovens que desistiram da escola recentemente e por isso não chegaram a concluir o ensino fundamental e adultos com mais de 25 anos, os quais abandonaram os estudos há mais tempo e estão em busca do certificado para conquistarem melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Como é a prova?

O exame é de proficiência, ou seja, avalia os conhecimentos dos candidatos em cada área. Deste modo, é possível pensar o teste em módulos separados. Assim, é possível ter nota para obter certificação em história, por exemplo, e na prova do ano que vem fazer as outras disciplinas onde não houve a pontuação mínima. Vale ressaltar que o candidato pode escolher o tipo de prova que prefere realizar no momento da inscrição.

São quatro provas objetivas, com 30 questões cada e de múltipla escolha. O Encceja também inclui redação, que deve ser dissertativa-argumentativa, o mesmo modelo adotado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para conquistar o certificado, o candidato deve obter no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de 60 a 180. Na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5.

Asscom | Grupo Tiradentes

 

Compartilhe: