A enfermeira especialista em UTI e emergência e pós-graduada em UTI neonatal e pediátrica, Mariana Sobral de Almeida, atualmente trabalha na UTI COVID em um Hospital em Blumenau, Santa Catarina (SC).
“Enfrento esta terrível doença todo santo dia. Estamos cansados, porém dando o nosso melhor com muito conhecimento, experiência e cuidado, conta.
Em um momento de descanso, Mariana lembra de uma das experiências mais incríveis que viveu durante o curso de Enfermagem, na Universidade Tiradentes, em Sergipe. O ano era 2014 e decidida a fazer um intercâmbio passou a se dedicar ainda mais ao curso na Unit.
“Nos cinco anos de graduação busquei várias atividades extracurriculares, mas o foco sempre foi fazer um intercâmbio. Então, no 5º período comecei a pesquisar onde poderia viver essa experiência”.
Um semestre depois, surgiu vaga para a tradicional Universidade de Évora, uma instituição do sistema de ensino superior público de Portugal.
“Essa experiência me permitiu conhecer a universidade que me proporcionou muitos conhecimentos pessoais e profissionais que trouxe para a vida, assim como as pessoas que com quem convivi”, relembra.
Com uma rotina flexível, Mariana optou em fazer cinco disciplinas durante a mobilidade acadêmica internacional.
“Com essa flexibilidade foi possível me aprofundar na cultura da região. Ainda conheci o sistema de saúde do país. No recesso das férias realizei outro sonho: fiz um “mochilão” pela Europa. Essa é uma experiência que indico para todos”, finaliza.
Leia também: