Obrigatório para garantir o diploma da graduação, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é temido por muitos estudantes. Mesmo entre os universitários existem dúvidas sobre o trabalho, mas ninguém precisa ficar com medo.
Para esclarecer dúvidas de estudantes de todo o Brasil, a professora da Universidade Tiradentes (Unit), doutora Ana Cláudia Mota, participou de uma entrevista para o Portal R7. Na reportagem, a professora explica que o trabalho final do curso é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento adquirido durante a graduação, por meio de uma discussão de um tema com base em referencial teóricos.
Confira um trecho:
“Para Mota é importante lembrar que o Trabalho de Conclusão de Curso resulta de uma pesquisa voltada para a área de formação acadêmica do estudante, a qual busca permitir um aprofundamento maior em um determinado assunto”. Durante a graduação, o discente tem a oportunidade de vivenciar os saberes e competências exigidos no PPC (Proposta Pedagógica Curricular) de forma ampla, e através do TCC tem a oportunidade de mergulhar mais detidamente em uma dada área do saber”, inicia.
Segundo a profissional, vale buscar informações com o professor orientador a respeito dos modelos de TCC aceitos na instituição. “Alguns gêneros acadêmicos que exigem um grau de profundidade coerentes com o nível de formação podem ser propostos, a exemplo do artigo científico, monografia, ensaio, desenvolvimento de um produto ou patente”, esclarece.
Outro ponto de destaque é que a obrigatoriedade para a elaboração de TCC varia entre cursos e IES (Instituições de Ensino Superior). “Como as instituições têm autonomia para exigirem esse tipo de produção intelectual, cabe observar as deliberações acadêmicas que vão direcionar a implementação e elaboração da pesquisa”, complementa Mota.
Para ter acesso à entrevista na íntegra, clique aqui.
*com informações do Portal R7
Leia também: Docente da Unit é destaque na matéria de capa da Revista Galileu