Alunos e profissionais de Gastronomia do Estado participaram nesta sexta-feira, 8 de agosto, no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes do curso de Folhados e Decoração de Tortas promovido pela empresa S.A. Fábrica de Produtos Alimentícios Vigor. Em aproximadamente três horas de curso, realizado no espaço Gourmet do Centro Gastronômico, a equipe da Vigor apresentou produtos e deu dicas de produção de pratos salgados e doces. Os participantes também tiveram um momento de degustação dos pratos e produtos da empresa.
O técnico de Gastronomia da empresa Flávio Ribeiro de Barros foi um dos responsáveis pela produção. Para ele, diante de um mercado tão diversificado, o profissional deve estar preparado para atender as diversas tendências na área. “O mercado está crescendo muito, tanto na parte de gastronomia, quanto na de confeitaria e panificação e percebo que está faltando mão de obra qualificada. E esses profissionais devem buscar conhecimento. Hoje faremos um trabalho bem dinâmico e diferenciado na parte de confeitaria e panificação”, explica Flávio.
Apesar de já ter no currículo outras capacitações na área de gastronomia, a acadêmica do primeiro período Inglyds Fontes não perdeu tempo e se inscreveu no curso. “Já fiz alguns cursos de culinária light, culinária básica para aprimorar o conhecimento e o que mais me chamou atenção nesse, por exemplo, foi o folhado. Como ainda não tenho muito manejo com esse tipo de massa me interessei em participar”, pontua.
PARCERIA
A parceria com a Vigor para a realização da atividade surgiu através do convênio que a coordenação de Gastronomia da Unit tem com a empresa de Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae –, Associação dos Panificadores e do contato dos professores com profissionais da empresa em um evento realizado no início deste ano em São Paulo. Segundo a coordenadora Katia Viana, os cursos contribuem para aumentar o interesse da qualificação desses estudantes. “Temos um retorno muito bom por parte dos estudantes”, salienta a coordenadora.
O curso de Gastronomia da instituição possui convênios com a empresa Sarandi, Nestlé e, até o final do ano, fechará outras parcerias.
Fotos: Marcelo Freitas