“Nós viajamos muito em busca de boas condições de treinamento, de boas competições, e essa foi a melhor escolha que poderíamos ter feito na nossa preparação olímpica. Temos muito a agradecer e parabenizar a Unit, pois a estrutura oferecida nos atendeu muito bem. Essa é a melhor preparação que eu já fiz na carreira – e olha que eu já rodei o mundo”, elogia Arilson, que já treinou outros atletas de elite como o nadador brasileiro César Cielo, campeão olímpico dos 50 metros livres nos Jogos de Pequim, em 2008.
Andriy Govorov treina em Aracaju desde o último dia 6 de julho. “Não tive tanto problema de adaptação, pois o clima é bem parecido com o de onde venho nesta época do ano. A piscina da universidade é excelente para os treinos e o fato de ter um técnico brasileiro, que conhece a cultura do país, facilitou ainda mais essa temporada aqui”, avalia o atleta.
Govorov, Arilson, o nadador ucraniano Liubomyr Lemeshko e seu treinador Dmytro Kraevskiy permanecem na capital sergipana até o dia 3 de agosto. Eles fizeram uma visita de cortesia ao reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, na noite dessa quarta-feira, 27. Além deles, a Unit recebe delegações da República Tcheca, Bielorrússia, Cazaquistão, Islândia e Gabão.
“Todo contato da nossa comunidade acadêmica com profissionais de outros países, seja no esporte ou em qualquer outra área, é muito importante. Exatamente por isso estamos na etapa final de instalação do Tiradentes Institute, em Boston (EUA). Seremos a primeira instituição de ensino superior brasileira a se instalar naquela região”, ressalta o professor Uchôa, que recebeu a equipe da Ucrânia acompanhado do diretor de Marketing do Grupo Tiradentes, Roberto Moreira, e do empresário da escola de natação Agitação Esportes, Walter Thiersen.