ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de Direito participam de júri simulado

Atividade representa um diferencial na formação acadêmica

às 13h47
Simulação é baseada em processo do TJSE
Simulação é baseada em processo do TJSE
Compartilhe:
Simulação é baseada em processo do TJSE

Simulação é baseada em processo do TJSE

Os estudantes do curso de Direito da Universidade Tiradentes – Unit – contam com um diferencial: duas salas de simulação jurídicas disponíveis para atividades práticas. Os espaços são utilizados para treinamento dos futuros profissionais e na manhã do sábado, 1º, foi realizada uma simulação de júri que reuniu acadêmicos e o público externo que veio à Unit participar da Feira do Vestibular – Feivest.

A simulação foi feita por estudantes de três turmas da disciplina Direito Processual Penal II, que se inscreveram em um sorteio para definir quais alunos desempenhariam as funções no julgamento. Toda a simulação foi baseada num processo que já transitou em julgado no Tribunal de Justiça de Sergipe e os futuros juristas puderam estudar o conteúdo antes de participar da simulação.

Para o professor da disciplina, Rivaldo Salvino, a experiência é uma oportunidade única para a formação profissional. “Uma simulação como essa é muito importante para o amadurecimento dos estudantes porque antecipa situações que eles vão enfrentar. É algo tão relevante que os próprios alunos me procuraram e disseram que nunca se depararam com algo que exigisse tanto compromisso e que fosse tão fiel à realidade profissional”, comenta.

A sala de simulações possibilita aos estudantes do curso de Direito a oportunidade de desempenhar diferentes funções ligadas ao processo penal. Na simulação realizada no sábado, os graduandos puderam exercer os papeis de juiz, promotor, secretário de justiça, advogado, testemunhas e até mesmo de réu. “Um espaço como esse é imprescindível para um curso como o de Direito da Unit. Sem ele fica difícil compreender como a teoria jurídica se processa na prática, em especial numa área como o direito penal. Além do mais, é importante até mesmo porque serve como um espaço em que se descobrem talentos”, avalia o professor Eduardo Macedo, coordenador do curso.

De fato a sala de simulações representa um diferencial do curso de Direito da Unit em relação a outras instituições. Segundo Macedo, o espaço já foi conhecido e elogiado até mesmo por autoridades do poder judiciário sergipano, dentre elas o desembargador Cezário Siqueira Neto, presidente do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, em Sergipe.

Espaço que define carreiras

A sala de simulações de júri serve como ajuda na hora de definir a carreira profissional. “Na Feivest eu conheci um aluno com dúvidas entre Direito e Biomedicina. Pedi que ele acompanhasse um grupo que ia assistir ao júri simulado, ele foi e dez minutos após o término da atividade soube que ele estava indo fazer a inscrição para o vestibular do curso de Direito”, relata, com orgulho, Eduardo Macedo.

Equilíbrio entre teoria e prática

Além das disciplinas teóricas e das salas de simulações, os estudantes de Direito na Unit contam com um estímulo a outras atividades práticas. A partir do sétimo período, durante as disciplinas de estágio, eles participam do Projeto Reformatório, que trabalha com a ressocialização de internos do sistema prisional, e desenvolvem, também, atividades no Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ.

Lá eles realizam acompanhamento ao público em geral, que pode se dirigir à Rua Lagarto, nº 253, no Centro de Aracaju. O NPJ da Unit registra em média 3.500 atendimentos gratuitos durante o ano.

Compartilhe: