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Estudo revela gestão de dados e redução de trabalho manual através do uso da IA

Pesquisador defende tese e aponta que a inclusão da inteligência artificial contribui para a agilização das pesquisas em História da Educação.

às 22h05
A pesquisa do professor Fábio Gomes contribui imensamente para profissionais da área da Educação
Mais de 50 pessoas prestigiaram a apresentação do trabalho
Mais de 50 pessoas prestigiaram a apresentação do trabalho
Professora doutora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento
A defesa da tese com o uso da própria tecnologia
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Com participação de uma banca examinadora formada pela professora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento na condição de orientadora e dos demais professores doutores Alejandro Frery – UFAL e Paulo Sérgio Masrcheli – UFS (examinadores externos), e Adrea Karla Ferreira Nunes e Ronaldo Nunes Linhares (examinadores internos0, foi aprovado com louvor a tese apresentada pelo professor e pesquisador da Unit, Fábio Gomes Rocha.

Com o tema Uso da inteligência artificial para a pesquisa em história da Educação: uma proposta de instrumento tecnológico esta é a primeira tese de doutorado em Educação de Sergipe que aborda de maneira específica sobre o uso da tecnologia como ferramenta facilitadora para o desenvolvimento da pesquisa na área educacional.

A tese do doutorando Fábio Gomes também apresentou a característica de ser a primeira do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit a ser defendida por meio do uso da própria tecnologia em razão do confinamento social.

Ao escolher o tema o pesquisador buscou contribuir com o desenvolvimento de um instrumento digital, voltado à descoberta de padrões em imagens de fontes documentais histórico-educacionais, com o emprego da inteligência artificial (IA). Através desse instrumento será possível a recuperação de informações histórico-educacionais por meio da inteligência artificial.

De forma específica a tese apresentada objetiva identificar os instrumentos que empregam tecnologias contemporâneas para a pesquisa em História da Educação; caracterizar os métodos de extração de dados das fontes históricas; caracterizar as técnicas de indexação das informações a serem aplicadas em classificação de documentos da História da Educação; analisar os modelos existentes de busca inteligente de informação e a sua eficiência em relação  a documentos histórico-educacionais; e implementar instrumento que permita a integração dos itens de extração, indexação e busca de fontes da História da Educação.

“Quando eu entrei no doutorado em Educação, eu tinha duas opções. Uma era estudar como ensinar computação por representar algo muito importante, porém já existem diversas pesquisas a respeito. A outra opção seria a possibilidade de eu aplicar o que já conhecia que é a área de computação e desenvolvimento para tentar melhorar, ou seja, prover a área de educação de algum recurso”, diz o doutor Fábio.

O estudioso reconhece que por se tratar a educação de uma área muito abrangente. Foi a partir de conversas com professores entre eles a doutora Ester e a partir das demandas dos professores que Fábio Gomes viu a possibilidade desenvolver um projeto que atendesse um conjunto maior de pesquisadores brasileiros.  

“A possibilidade de fazer um trabalho que tivesse não apenas o retorno teórico, mas também social e prático para a sociedade fez com que eu buscasse desenvolver esse projeto”, explica o pesquisador.

O que diz a orientadora da pesquisa, professora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento

A Tese de Doutorado do professor Fabio Gomes Rocha  da Unit, levada à defesa hoje à tarde traz resultados técnico e social, integrando as áreas de História da Educação, de Ciência da Informação, de Ciência da Computação e de Estatística.

O Sistema de Pesquisas educacionais – SPEdu – é um instrumento tecnológico de inteligência artificial, open source, que integra a extração de dados, indexação e busca de fontes da Educação, permitindo a busca por palavra-chave, tipo de documento e por acervo.

A realização da tese também permitiu a transferência de tecnologia e a formação de recursos humanos – vários alunos de Iniciação Científica, alguns deles já estão fazendo Mestrado na UFBA e na PUC/RS. O resultado da Tese de Doutorado auxilia no avanço do debate no campo da História da Educação, na divulgação científica, ressaltando a interdisciplinaridade da área da Educação. Além disso, a defesa foi realizada totalmente de forma remota, com a presença de 54 pessoas na sala virtual, inclusive visitantes e estudiosos dos estados de São Paulo, Bahia, Amapá, Acre e do Rio Grande do Sul.

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