ESTUDE NA UNIT
MENU

Exposição marca o centenário de nascimento de Lourival Baptista

Mostra acontece no Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura e segue até o dia 1º de novembro

às 12h23
Uma história contada em fotografias, documentos, objetos pessoais e honrarias. “Lourival Baptista: 100 anos” é tema de exposição que conta a vida e obra de um dos mais notórios homens públicos de Sergipe e do Brasil.
Alunos visitam exposição
Alunos visitam exposição "Lourival Baptista: 100 anos" (Fotos: Álvaro Müller)
Alunos conhecem um pouco mais a história de Lourival Baptista (Fotos: Álvaro Müller)
Professora Raylane Barreto, diretora do ITBEC visita exposição com o historiador Murilo Merlins (Fotos: Álvaro Müller)
Lucas Vieira, estudante do Colégio Lourival Batista aprovou a atividade (Fotos: Álvaro Müller)
Alunos observam atentamente as explicações sobre Lourival Baptista (Fotos: Álvaro Müller)
Alunos conhecem escritório e objetos utilizados por Lourival Baptista (Fotos: Álvaro Müller)
Documentos também fazem parte da exposição (Fotos: Álvaro Müller)
Compartilhe:

Lourival Baptista nasceu em Entre Rios, cidade da Bahia e chegou em Sergipe em 1943. Era médico e veio exercer, na cidade de São Cristóvão, sua profissão. No entanto, foi na política que ganhou destaque e se transformou em um dos mais ativos políticos sergipanos com 42 mandatos.  Com carreira consolidada, foi prefeito de São Cristóvão, deputado estadual e federal, governador de Sergipe e senador.

Com o intuito de homenagear Lourival Baptista em seu centenário de nascimento – no próximo dia 03, completaria 100 anos – a Universidade Tiradentes retrata sua trajetória em mostra, no Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura, localizado na Biblioteca Jacinto Uchôa, Campus Aracaju Farolândia da Unit, até o dia 1º de novembro.

Raylane Barreto, diretora do ITBEC, destaca a importância da exposição e da homenagem. “Lourival Baptista foi uma figura pública com atuação bastante destacada. A Unit respeita e preserva a história local e de seus políticos. Com isso, guarda o acervo que faz parte da trajetória deste homem. Na exposição consta uma pequena parte da amostra expográfica e da cultura material, o escritório e o símbolo do seu governo”, explica.

Como governador marcou o Estado com inúmeras realizações de grande porte como o Estádio Estadual Lourival Baptista – o Baptistão e o Edifício “Estado de Sergipe”. Além disso, promoveu ainda a eletrificação do interior do Estado, aberturas de estradas, construção de hospitais, maternidades e inúmeras escolas rurais.

O historiador e pesquisador, Murilo Merlins visitou a exposição e conta que conheceu de perto a pessoa de Lourival Baptista. “Foi um grande empreendedor e político. Fez diversas obras e melhorou muito nossa cidade. Ele era muito popular. Tivemos uma grande amizade, frequentava a casa dele. Um amigo que merece todas as homenagens prestadas pelo seu centenário”, garante.

Visita especial

Na manhã da última quinta-feira, 1º, a exposição foi aberta oficialmente. Os primeiros visitantes que prestigiaram a mostra foram os alunos do Colégio Estadual Lourival Batista. Conheceram um pouco mais sobre a história e vida do médico e político do patrono que denomina a instituição de ensino.

“Foi muito importante nossa visita. No colégio sempre falamos de Lourival Baptista. Demonstramos a importância que ele foi, o que construiu e proporcionou ao nosso Estado, mas hoje eles puderam ter este contato maior e isto é muito relevante”, afirmou Rilzete Maria Ramos, coordenadora pedagógica da escola.

Lucas Vieira, de 12 anos, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, era um dos mais empolgados. Sempre atento, o jovem contou que ficou muito feliz com a atividade proposta. “Foi muito legal. Sabia de algumas coisas que Lourival Baptista tinha feito, mas não conhecia de perto e não imaginava que tinha feito tanto pelo nosso Estado. Foi muito bom”, contou.

Compartilhe: