A Feira de Vestibular (Feivest) 2024, que acontece na Universidade Tiradentes (Unit), no campus Farolândia, já começou a todo vapor, reunindo centenas de estudantes de diversas escolas de Sergipe e estados vizinhos. O evento, que já é tradição no calendário acadêmico da instituição, proporciona aos visitantes a chance de conhecer de perto a estrutura da universidade, seus cursos e laboratórios, além de conversar com alunos e professores sobre o futuro profissional.
De acordo com o vice-reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, a feira vai além de apenas apresentar os cursos oferecidos pela universidade. “O que é realmente significativo é a quantidade de pessoas voluntárias, especialmente os alunos, que dedicam seu tempo e energia para contribuir não só com a universidade, mas também para compartilhar um pouco de seus cursos e atividades com os visitantes”, destacou.Para ele, essa interação entre alunos da instituição e os candidatos é fundamental para ajudar os visitantes a se sentirem mais seguros em relação às suas escolhas futuras. “Queremos que ele esteja seguro, porque, se amanhã ele não se identificar com o curso, estará perdendo tempo e dinheiro”, enfatizou o vice-reitor.
A importância da Feivest também foi destacada pelos professores que acompanham os alunos do interior do estado. Carlos Roberto Dória, professor do Centro de Excelência Manuel Dantas, do município de Cedro de São João (SE), ressaltou o impacto positivo que o evento tem sobre seus alunos. “Participar dessa experiência oferece aos alunos uma oportunidade única, especialmente para quem vem de uma escola do interior, onde, muitas vezes, não têm acesso a estruturas de universidades como a Unit. Muitos alunos nunca tiveram a chance de conhecer de perto essas instituições”, afirmou o professor. Ele destaca que para aqueles que já têm uma ideia clara de qual curso seguir, a Feivest serve como um meio de confirmar suas escolhas, enquanto para os indecisos, a experiência é fundamental para a tomada de decisões mais informadas.
Portas abertas para o futuro
Entre os estudantes, a expectativa e o entusiasmo com o evento são evidentes. Pérola Victoria Souza, aluna do segundo ano do Colégio O Saber, em Itabaiana (SE), já decidiu seguir a carreira de Odontologia. Ela ressaltou a importância de participar da Feivest para sentir na prática como é o ambiente acadêmico. “Além de conhecermos a estrutura da faculdade onde pretendemos estudar, temos a oportunidade de entrar nos laboratórios e nas salas de aula. Isso nos permite sentir de verdade se é aquilo que queremos para o nosso futuro. A experiência nos ajuda a perceber a emoção de estar naquele ambiente”, comentou Pérola.
Com mais de 20 edições realizadas, a Feivest é um evento que já faz parte da cultura acadêmica da Universidade Tiradentes. A cada ano, a feira se renova, mas mantém sua missão principal: auxiliar os estudantes em um momento crucial de suas vidas, oferecendo informações e experiências que os ajudem a tomar decisões conscientes sobre o futuro profissional. “A sensação é de dever cumprido, mas também de expectativa”, concluiu o vice-reitor Jouberto Uchôa Júnior, ao falar sobre a importância do evento para a universidade e para a comunidade.
O evento continua até o final do dia, oferecendo uma vasta programação com palestras, visitas guiadas e atividades práticas em diversos cursos. A Feivest é uma oportunidade única para os alunos vivenciarem de perto a rotina acadêmica e conhecerem as diversas possibilidades de carreiras oferecidas pela Unit.
Leia também: Maior Feira do Vestibular do Nordeste acontece no próximo dia 19