ESTUDE NA UNIT
MENU

Fellow Mundus divulga resultado de aprovados no programa

Projeto de mobilidade acadêmica concede bolsas de intercâmbio para alunos, professores e colaboradores do corpo técnico-administrativo

às 20h31
Coord. Matheus Batalha: "Estou muito feliz com este resultado"
Colaboradora Helna conquistou uma das vagas de intercâmbio do Fellows
Compartilhe:
Colaboradora Helna conquistou uma das vagas de intercâmbio do Fellows

Colaboradora Helna conquistou uma das vagas de intercâmbio do Fellows

O Fellow Mundus é um programa europeu que promove a mobilidade acadêmica através da oferta de bolsas de intercâmbio em instituições europeias. A parceria contribui, principalmente, para reforçar os laços sustentáveis entre a União Europeia (UE) e países latino-americanos nas áreas da educação, cultura, economia, ciência e tecnologia. A Universidade Tiradentes é uma das quatro instituições brasileiras a integrar esta edição do projeto e divulga, esta semana, o resultado das bolsas pleiteadas por alunos, professores e pessoal do corpo técnico-administrativo.

“O Fellows é um programa complexo, extremamente seletivo. Meu objetivo era ter oferta de bolsas em todos os níveis do programa e conseguimos. Foram seis bolsas, mesma quantidade, por exemplo, que a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade de Santa Catarina e que a Universidad del Pacifico, no Chile, tiveram Parecem poucas, mas o investimento é muito alto. Desde o começo sabíamos que seria uma briga acirrada e estou muito feliz com este resultado.”, explica o coordenador de Relações Internacionais da Unit, Matheus Batalha.

As bolsas, além de custear todas as despesas do intercambista, garantem a possibilidade dos selecionados da Universidade Tiradentes irem para as instituições anfitriãs do projeto como a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Algarve, em Portugal; Universidad de Salamanca e Universidad de Sevilla, na Espanha; Warsaw University, Wroclaw University of Technology, na Polônia; para estudar e desenvolver pesquisas a nível de mestrado, doutorado; ou, para o pessoal administrativo, trabalhar nos setores das instituições.

Este será o caso da assessora de Relações Internacionais da Unit, Helna Almeida. Com a vaga, a colaboradora poderá passar de um a três meses na Universidade de Varsóvia, localizada na Polônia. “Já trabalhei com programas de mobilidade fora da instituição, trabalho com esses programas na Unit e sempre me interessei em fazer intercâmbio. E quando a Universidade Tiradentes ganhou as bolsas pelo Fellows surgiu a oportunidade para o pessoal do técnico-administrativo. Então resolvi me candidatar”, conta Helna.

Coord. Matheus Batalha: "Estou muito feliz com este resultado"

Coord. Matheus Batalha: “Estou muito feliz com este resultado”

Apesar de ainda não ter definido o período do intercâmbio, a colaboradora terá um prazo até 2017 para realizar a viagem. “Estou ansiosa para conhecer uma cultura diferente da nossa, o idioma e também aprender os processos administrativos de captação de intercâmbio de uma grande universidade da Polônia. Quero trazer os métodos que melhor se adaptam a Unit”, acrescenta.

Os demais selecionadas para as bolsas do Fellows já estão recebendo e-mail com o termo de aceitação das universidades pleiteadas. Segundo Matheus Batalha, a intenção é envolver a Universidade Tiradentes em novos programas de mobilidade. “Estaremos pleiteando a renovação do Fellows por mais quatro anos e pretendemos incluir a Unit em mais três programas da União Europeia para este número de bolsas crescerem”, planeja.

Acesse o site de Relações Internacionais da Unit para mais sobre os programas de intercâmbio ou procure a coordenação localizada no campus Aracaju Farolândia, bloco F.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: