ESTUDE NA UNIT
MENU

Ferramenta UpToDate®, baseada em evidências médicas, é disponibilizada pelo SIB

Além dos estudantes de Medicina, o Sistema Integrado de Bibliotecas ampliou o acesso para egressos da área médica das unidades do Grupo Tiradentes

às 12h10
Compartilhe:

O Grupo Tiradentes, por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas, tem investido cada vez mais no conhecimento dos estudantes, corpo docente e egressos das instituições de ensino. A partir da Biblioteca Virtual, a comunidade acadêmica pode ter acesso gratuito a conteúdos exclusivos com material voltado para todas as áreas de atuação profissional.

Uma das grandes novidades deste semestre é a ampliação da ferramenta UpToDate® para acadêmicos e egressos da área médica da instituição de ensino. Com um conteúdo baseado em evidências e atualizado por médicos renomados, a ferramenta apresenta resumos e recomendações de recursos de tratamento para mais de 11 mil tópicos em 25 especialidades.

“As bibliotecas possuem um grande investimento em acervo, de forma diversificada, pois estamos buscando bases de dados que atenda todos os campos de atuação. São ferramentas de autoaprendizagem e que estejam voltadas para as metodologias e planos de ensino dos acadêmicos. É muito importante que os estudantes consultem uma fonte segura e tenha acesso em qualquer lugar”, comenta a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas, professora Maria Eveli Pieruzi Freire.

A ferramenta UpToDate® destaca pesquisas importantes que mudam a forma de tratar pacientes atualmente, resumo de novas descobertas divididas por especialidade, além de mais de 480 mil referências com links para artigos completos de acordo com sua assinatura. 

“A biblioteca tem que se reinventar e mediar a aprendizagem do aluno, fornecendo autonomia por meio de ferramentas que auxiliem na busca de conhecimento. O UpToDate, por exemplo, apresenta a teoria médica na prática clínica analisada por vários especialistas e é muito utilizada pelos médicos em consultórios e hospitais”, salienta Eveli.

A ferramenta apresenta, ainda, informações de pacientes com mais de 1.500 tópicos e um banco de dados de medicamentos com mais de 6.300 entradas únicas (em parceria com a Lexicomp®), incluindo medicamentos para uso adulto, pediátrico e internacional, além de uma ferramenta de interações medicamentosas que oferece informações graduadas sobre reações adversas entre medicamentos. 

Saiba como acessar

Para ter acesso, os professores, estudantes e egressos do curso de Medicina do Grupo Tiradentes precisam realizar o primeiro acesso dentro da instituição de ensino e fazer um registro. Após o cadastro, a ferramenta pode ser utilizada a qualquer momento e em qualquer lugar. Os bibliotecários do Grupo Tiradentes estão sendo capacitados para serem os multiplicadores de todas as bases de dados ofertadas pelo SIB.

Compartilhe: