Reconhecido como importante momento de integração entre os docentes o Fórum Educacional do Grupo Tiradentes promove sua segunda edição com foco no tema Redesenhando a Educação no Século XXI
O Fórum representa um start que motiva a aproximação dos docentes para uma discussão aprofundada sobre a relação educacional. “O processo perdura durante todo o ano e permite a troca de experiências através da realização de eventos ou até mesmo em oportunidades que surgem durante integrações paralelas”, opina a diretora adjunta da área da saúde da Unit, professora Vanessa Lordelo.
A professora do curso de Biomedicina Lívia Maria do Amorim considera a importância do Fórum pela oportunidade que o mesmo dá para que o docente saiba de fato o que a instituição promove cotidianamente.
“A Unit está sempre inovando na sua metodologia de ensino e nas suas práticas de aprendizagem. Daí o Fórum representar uma iniciativa de extrema importância”, pondera o Pró-reitor Administrativo e Financeiro da Unit, professor Josenito Oliveira Santos.
Sobre o evento que prossegue até a sexta-feira, 10, a professora e diretora de planejamento e qualidade acadêmica da Superintendência Acadêmica, Paloma Santana Modesto credita uma boa expectativa de engajamento da comunidade em relação ao modelo educacional aplicado pelo Grupo Tiradentes. “Estamos propondo algo que se destina à atualidade e ao futuro sob uma perspectiva de preparação para as mudanças que ocorrem de forma tão intensa em todo o mundo”, explica.
A palestra proferida pela professora da PUC de Santa Catarina, Cinthya Bittencourt Spricigo destacou as inovações que são necessárias para que as universidades continuem sendo relevantes. Para a convidada é necessário que as IES concentrem o ensino na aprendizagem profunda, significativa e duradoura do estudante. A palestrante reconhece que o processo se revela doloroso para alguns professores, apesar de valer muito à pena. Com trânsito livre por diversas instituições onde sempre tem a oportunidade de fazer conferências a professora Cinthya afirma que temos problemas muito similares a outros países em relação às metodologias de ensino. “Todos estão lutando da mesma forma para mudar os métodos que são os mesmos há séculos”, esclarece.
“O Fórum surge em sua segunda edição por representar uma ação do nosso modelo educacional. É um modelo amplo onde pretendemos discutir desde o fundamento das práticas pedagógicas, passando pela formação do professor, por estruturação de ambientes que proporcionam a multiplicação dessa formação e até pela sua capacitação para que sejam aplicadas melhores práticas pedagógicas a partir da convicção de que as ações devem ser específicas, como são específicos os conhecimentos”, opina o Superintendente Acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Têmisson José dos Santos.
Ao discorrer sobre o tema Educação por Competência: Case Plataforma Weleto, a professora paulista Lilian Regina Neves Barbosa reconhece que competências é um assunto abstrato e amplo. “A nossa intenção é fazer os marcos conceituais do que se trabalha nisso e um pouco da composição da competência: os seus conhecimentos, as habilidades que ela mobiliza e as atitudes que seriam a predisposição para a ação do sujeito”, explica a professora.