ESTUDE NA UNIT
MENU

Fundador do Instituto Brasileiro de Museus visita Unit

José do Nascimento Júnior elogia gestão de museus universitários mantidos pela Unit

às 19h20
Consultor conheceu acervo da Unit
Consultor conheceu acervo da Unit
José do Nascimento elogiou gestão da Unit
Compartilhe:
Consultor conheceu acervo da Unit

Consultor conheceu acervo da Unit

A Universidade Tiradentes – Unit – recebeu a visita de José do Nascimento Júnior, um dos maiores especialistas em museus do País. Ele veio a Aracaju para conhecer os museus universitários sergipanos e na oportunidade, conheceu o Memorial de Sergipe, as futuras instalações do Memorial, que ficam na Orla da Atalaia e o Instituto Tobias Barreto. As instituições são mantidas pela Unit e contribuem com a formação acadêmica e preservação cultural do estado.

José do Nascimento Júnior é conhecido por ocupar cargos importantes na área da cultura. Hoje ele é consultor do Ministério da Educação – MEC – e da Unesco. Entre os anos de 2003 e 2009 foi diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. A gestão dele no órgão foi marcada pela promoção de capacitação profissional e preservação de acervos. José do Nascimento também é o responsável pela criação, no ano de 2009, do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram –, ligado ao Ministério da Cultura e presidido por ele até o ano passado.

Na ocasião da visita, Nascimento elogiou a iniciativa da Unit em manter instituições que preservam o acervo cultural da população, o que caracteriza um trabalho relevante para toda a sociedade. “Quem está fora da academia vai ter acesso ao que se produz aqui. O museu é uma porta pela qual a comunidade vai poder acessar o que é produzido dentro da universidade e isso valoriza o museu, a universidade e a relação social”, explica.

José do Nascimento elogiou gestão da Unit

José do Nascimento elogiou gestão da Unit

Outro aspecto destacado pelo consultor é o fato de que a preocupação da Unit em manter esses espaços abertos não apenas aos pesquisadores, mas ao público em geral, caracteriza um diferencial da instituição em relação a outras universidades do País. “A Unit é um exemplo. O próprio reitor é um entusiasta sem limites da ideia de ter museu e é bom chegar aqui nesse momento em que a universidade está rediscutindo o papel desses espaços. Esse comprometimento da gestão da universidade com o desenvolvimento cultural, humano e social mostra que a Unit é uma universidade com universo ampliado”, avalia José do Nascimento.

Avaliação importante

A visita do especialista, que elogiou a gestão e os projetos da Unit na área de museus universitários, foi comemorada por Fabiana Carnevale, diretora do Memorial de Sergipe. “Ele é a pessoa mais apropriada para falar de museus hoje no Brasil. A experiência dele não é só na gestão de equipamentos culturais, mas também na dinâmica de como fomentar instituições, então! José do Nascimento Júnior ter vindo muito generosamente à instituição para conhecer os museus universitários é algo importante até porque ele também veio palpitar na construção e concepção do novo Memorial”, considera a diretora.

Compartilhe: