V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Geração Zero: impacto da pandemia no público consumidor

Mário Eugênio informou que essa é a geração conectada ao digital e às marcas ecológicas

às 20h05
Compartilhe:

O impacto da pandemia do coronavírus na economia envolve também perfil de consumidor. De acordo com pesquisa realizada pela Social Miner, o consumidor parece estar mais cauteloso e consciente e entre as preocupações está o desejo de apoiar pequenos produtores e marcas locais.

O mesmo estudo aponta que 73% dos participantes da pesquisa apontaram que pretendem consumir de forma mais consciente, comprando somente o essencial. A mudança no perfil de consumidor chegou também à chamada geração Zero, que abrange os nascidos entre 1995 a 2010.

“Geração Zero nada mais é do que a pessoa que se importa com o consumo consciente, toma suas decisões de compra com base em valores e princípios sejam pessoais, sociais e ambientais”, explica professor do curso de comunicação social e de Pós-Graduação em Gestão da Universidade Tiradentes, Mário Eugênio Paula de Lima.

Mário Eugênio informou que essa é a geração conectada ao digital e às marcas ecológicas e destacou que as empresas precisam pensar estratégias de marketing com base em pesquisas.

“As empresas que são mais atentas às mudanças de perfis e de consumo, que já utilizam estratégias de marketing com base em diagnósticos e prognósticos já estão atendendo esse público, que é muito mais exigente e informado. Porém, ainda existem alguns empreendimentos que não estão observando de forma adequada essa realidade e estão perdendo uma grande oportunidade, por isso é necessário se preparar para este tipo de consumidor”.

 

Mudança

 

Entender os hábitos de consumo a as emergências de compra do momento são fundamentais para adequar os modelos de negócio à realidade e compreender a mudança no perfil de consumo.

“Vale dizer que a pandemia acelerou a mudança de perfil e contribuiu muito para a consolidação desse público e do próprio mercado, pois nela as pessoas perceberam que o consumismo supérfluo era desnecessário e que o consumo consciente era uma realidade latente”, disse.

 

Responsabilidade social

 

“Quem está de olho neste perfil de público já está empreendendo negócios sustentáveis, com foco na minimização de impactos ambientais e potencialização de ações de responsabilidade sociais. Outro fator que contribuiu muito para essa ação empreendedora responsável está no fato da ampla divulgação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que corrobora totalmente com o perfil desta geração Zero. Estar fora deste foco é caminhar para fora do mercado”, ensina.

Compartilhe: