Os profissionais desse setor são responsáveis por promover um desenvolvimento sustentável da sociedade, levando em conta as suas necessidades e a utilização racional dos recursos disponíveis. O seu trabalho envolve desde a sensibilização para questões ambientais até a elaboração de políticas públicas.
Mercado
De acordo com o professor do curso de Gestão Ambiental da Universidade Tiradentes (Unit), Douglas Monteiro, a situação do mercado para profissionais da área de meio ambiente pode variar dependendo da região, setor e das condições econômicas globais. “Contudo, existe uma crescente demanda por profissionais ambientais devido ao aumento do foco em sustentabilidade, regulamentações ambientais mais rigorosas e a crescente conscientização sobre questões relacionadas a essa área’, afirmou.
O trabalho de um profissional formado no curso de Gestão Ambiental envolve desde a sensibilização para questões ambientais até a elaboração de políticas públicas.
Atuação e tendências
Profissionais da área de gestão ambiental têm diversas possibilidades de atuação e as tendências no campo são influenciadas por mudanças nas políticas governamentais, avanços tecnológicos e uma crescente preocupação global com questões ambientais.
Segundo o professor tutor, para se manter atualizado nas tendências da área de gestão ambiental, é fundamental participar de cursos, conferências e redes profissionais, além de estar atento às mudanças regulatórias e avanços tecnológicos que impactam o setor
Perfil do aluno
O perfil do aluno do curso de Gestão Ambiental pode variar, mas geralmente inclui indivíduos interessados em questões ambientais, sustentabilidade e na busca por soluções para os desafios ambientais enfrentados pela sociedade. “Essas características formam um perfil diversificado de alunos, refletindo a necessidade de abordagens multidisciplinares na gestão ambiental. É importante destacar que o perfil pode variar conforme as particularidades de cada instituição de ensino e a região em que o curso é oferecido”, destacou Douglas Monteiro.
O curso
Os cursos de Educação a Distância (EAD) da Unit apresentam diversos diferenciais em relação aos cursos presenciais, proporcionando flexibilidade, acessibilidade e personalização da aprendizagem.
O professor tutor ressaltou a flexibilidade de horários, acesso remoto, personalização da aprendizagem, aprendizado auto dirigido, redução de custos e protagonismo do aluno como destaques. “Ressalto que, embora os cursos EAD da Unit, tenham esses diferenciais, a escolha entre cursos presenciais e EAD depende das preferências individuais, do estilo de aprendizado e dos objetivos específicos de cada aluno”, afirmou.
O curso de Gestão Ambiental EAD da Unit, engloba conhecimentos de diferentes setores. Disciplinas relacionadas com Estatística, Administração, Comunicação e Planejamento Urbano fazem parte da matriz curricular da graduação.
Uma parte importante da formação também aborda a legislação ambiental, pois o futuro gestor, além de compreender os impactos de cada atividade, deverá saber qual o enquadramento legal das mesmas.
Assim como os outros tecnólogos, essa graduação é mais curta que uma licenciatura ou um bacharelado. A duração do curso de Gestão Ambiental é de apenas dois anos, com o conteúdo dividido em quatro módulos.
Leia também: Gerontologia: saiba mais sobre essa área com alta demanda por profissionais