Aumentar a qualidade, produtividade e competitividade de empresas de diversos setores, a exemplo do varejo e atacado são alguns dos principais objetivos da Gestão Comercial. Essa área envolve estudos de economia, finanças, tecnologias organizacionais, comércio, logística, ferramentas de informática, estratégias de marketing, entre outros.
Quem é formado em Gestão Comercial se torna responsável pelo planejamento financeiro, econômico e tributário das organizações, cuidar da imagem da empresa no mercado, definir estratégias de venda de produtos e serviços, controlar o padrão de qualidade e informações gerenciais e comerciais, entre outras atividades.
Algumas das características valorizadas no profissional da área são: capacidade de organização, administração do tempo, entendimento da estratégia, flexibilidade, postura ética, habilidade de negociação e boa comunicação. O gestor comercial pode atuar em micro, pequenas, médias e grandes empresas.
Dentre as funções exercidas pelo profissional estão: análise de resultados; supervisão e de vendas; representação comercial; gestão do relacionamento com o cliente; pesquisa de mercado; desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing; gestão de relações comerciais, financeira e tributária; planejamento de investimentos e consultoria de negócios.
Curso
A Universidade Tiradentes (Unit), oferece o curo de Tecnologia em Gestão Comercial na modalidade de Educação a Distância (EAD), sendo uma ótima opção para quem tem uma rotina corrida e prefere estudar com mais liberdade com o auxílio da internet.
A grade curricular é composta por disciplinas baseadas no conhecimento matemático, no marketing, administração e no empreendedorismo, em que os temas estudados em cada módulo variam de acordo com as instituições de ensino, porém algumas disciplinas são comuns na maioria dos cursos oferecidos.
Algumas disciplinas que compõem a matriz curricular da graduação são:
- Administração de Vendas e Relacionamento;
- Comportamento do Consumidor;
- Comportamento Organizacional;
- Custo e Formação de Preços;
- Direito Empresarial;
- Ética e Relações Humanas no Trabalho;
- Gestão de Serviços e Varejo;
- Inovação em Gestão Comercial;
- Matemática Financeira;
- Planejamento de Vendas;
- Tecnologias de Gestão, entre outras.
Ter uma formação em Gestão Comercial é uma ótima escolha, principalmente para quem já trabalha com questões operacionais do comércio, mas não tem uma qualificação. O profissional da área tem a possibilidade de atuar em empresas do segundo setor de diferentes ramos, além de permitir que o aluno amplie sua visão em relação a competitividade do mercado, de maneira a compreender melhor os impactos sociais, econômicos e ambientais causados por suas ações.
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