ESTUDE NA UNIT
MENU

GincajUnit 2025 resgata cultura nordestina e mobiliza mais de 700 participantes

Em sua 14ª edição, evento une tradição, competição, integração entre cursos e protagonismo estudantil em uma verdadeira celebração junina

às 20h43
Compartilhe:

Basta o mês de junho se aproximar para o clima junino começar a tomar conta dos estudantes do campus Estância da Universidade Tiradentes (Unit). Mas antes mesmo das bandeirolas e do forró dominarem os corredores, é a expectativa pela GincajUnit que movimenta os alunos. Muito mais do que uma gincana, o evento é um verdadeiro espetáculo cultural, de integração e pertencimento, que já se tornou uma das tradições mais aguardadas do calendário acadêmico.

Foi com esse espírito de celebração e união que a Unit realizou, no último dia 28 de maio, a 14ª edição da GincajUnit, reunindo estudantes de todos os cursos, incluindo os da modalidade de Educação a Distância (EAD) em provas que misturaram criatividade, conhecimento, talento e, claro, muito forró. A gincana tem como objetivo principal fortalecer os laços entre os discentes, valorizar a cultura nordestina e estimular competências fundamentais para a formação acadêmica e cidadã.

De acordo com Adriana Rocha, diretora do campus, a GincajUnit ultrapassou os limites da universidade e hoje é um evento que movimenta também a comunidade externa de Estância. “A GincajUnit tornou-se um evento institucional da Unit, especificamente no campus Estância, e tem hoje um grande valor cultural para o município e para a própria universidade. Ela promove um verdadeiro resgate das nossas raízes, da cultura nordestina, e é considerada pelos alunos como o verdadeiro ‘esquenta’ para o São João”, explica.

O sucesso do evento se reflete nos números: foram mais de 700 participantes entre diretos e indiretos, após esgotarem rapidamente as 500 vagas iniciais. Segundo Adriana, o projeto cresce a cada ano e atualmente também conta como atividade de extensão, com certificação em horas complementares para organizadores e participantes. “A programação incluiu apresentações de dança de casal, grito de guerra, repente, barracas temáticas e a esperada escolha da Rainha da GincajUnit, que, este ano, foi conquistada por uma aluna do 1º período de Medicina”, elenca.

Organização e propósito educativo

A preparação para um evento dessa magnitude exige dedicação. Para a professora Marília Figueiredo, do curso de Enfermagem, a gincana é fruto de um trabalho cuidadosamente planejado. “É uma atividade desenvolvida com dedicação integral da equipe organizadora, com a preocupação de proporcionar a melhor experiência para os discentes da instituição”, afirma.

Além da diversão, a GincajUnit também é uma poderosa ferramenta de aprendizado. Marília destaca que a gincana estimula competências essenciais, como liderança, criatividade e gestão do tempo. “De forma dinâmica e lúdica, a gincana fomenta o desenvolvimento de competências transversais que são essenciais no mercado de trabalho, além de promover um momento diferenciado e de descontração”, complementa.

Para quem participa, a experiência é inesquecível. A estudante Maria Eduarda Nascimento Barbosa, do 7º período de Medicina, vê a GincajUnit como um momento de reconexão com os colegas e com a universidade. “É uma experiência única durante o ano. Reaproxima as turmas, estimula o convívio e promove diálogos entre os diferentes períodos, professores e coordenação. É um momento de unidade”, conta.

Competitiva e animada, Maria Eduarda destaca que a competição é divertida, mas exige muito trabalho em equipe. “Por vezes precisamos pegar no pé e insistir, mas no dia tudo vale a pena. Aprendi que sozinhos não conseguimos nada. A criatividade e a inovação são fundamentais para manter a motivação e o entusiasmo”, elenca Maria Eduarda.

Envolvimento que atravessa gerações

Mais do que um evento pontual, a GincajUnit já se firmou como um elo afetivo entre os alunos e a universidade. “Na última edição, dois ex-alunos do curso de Direito me procuraram e sugeriram a criação de uma ‘barraca dos egressos’, porque sentem saudade de participar. Isso mostra o quanto a gincana marca a memória afetiva de quem passa por aqui”, relembra Adriana Rocha.

Além dos alunos, a gincana envolve professores, familiares e jurados ligados à cultura local, como representantes da Secretaria de Cultura, gestores públicos e artistas. “Eles fazem questão de participar, pois reconhecem a grandiosidade do evento”, reforça a diretora.

Vencedores da 14ª GincajUnit

A disputa foi acirrada e cheia de emoção. Após todas as provas, o curso de Medicina conquistou o primeiro lugar. A modalidade EAD ficou com a segunda colocação, seguida pelo curso de Direito, em terceiro, e Enfermagem, em quarto lugar. A aluna vencedora do concurso de Rainha da GincajUnit também veio do curso de Medicina.

Leia também: Estudantes da Unit criam soluções reais para os desafios urbanos

Compartilhe: