ESTUDE NA UNIT
MENU

Grupo Tiradentes chega aos 61 anos comprometido com a educação de qualidade

Com modelo curricular alinhado às necessidades do mercado, as instituições do Grupo Tiradentes preparam o aluno desenvolvendo competências, desde o primeiro dia de aula

às 19h10
Fachada da Reitoria da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), em Aracaju, que também é a sede do Grupo Tiradentes (Acervo/Grupo Tiradentes)
Fachada da Reitoria da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), em Aracaju, que também é a sede do Grupo Tiradentes (Acervo/Grupo Tiradentes)
Compartilhe:

Ao chegar nos seus 61 anos de existência, o Grupo Tiradentes renova o seu compromisso com a formação acadêmica de qualidade, e com o desenvolvimento da sociedade brasileira e nordestina, através da educação. Estes compromissos se firmam em um pensamento de vanguarda, o mesmo que levou o jovem professor Jouberto Uchôa de Mendonça a realizar seu sonho a partir do dia 21 de abril de 1962, quando fundou e abriu as primeiras turmas do então Ginásio Tiradentes, no centro de Aracaju.

Foi o início de uma trajetória marcada por grandes investimentos em Tecnologia, Inovação e Pesquisa, que se desdobraram em avanços, conquistas, reconhecimento e milhares de pessoas transformadas em Sergipe, Pernambuco e outros estados do Nordeste brasileiro. “O Ginásio foi o primeiro e importante passo na transformação da história de vida daquele vigilante de colégio, que mais tarde se tornou professor, e pôde, por meio da educação, também transformar a vida de tantas pessoas. Tenho muito orgulho da história do Grupo Tiradentes e de saber o quanto ele foi e continua sendo importante na vida de milhares de jovens e adultos que sonham em se tornar referência na área que escolheram seguir”, diz o próprio fundador.

Hoje, o Grupo Tiradentes é considerado um dos maiores conglomerados de instituições particulares de ensino superior do Brasil, sendo composto hoje por quatro instituições de ensino superior: a Universidade Tiradentes (Unit) e a Faculdade São Luís de França (FSLF), em Sergipe; o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e a Faculdade Tiradentes (Fits), de Goiana (PE), além de 39 polos de educação à distância (Unit EaD) que expandem a sua área de atuação em oito estados (Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo). As instituições de ensino do GT mantêm ainda parcerias com 60 faculdades e universidades de 17 países, com as quais desenvolvem atividades de internacionalização do ensino.

Um dos principais focos de atuação do Grupo é a metodologia de ensino, que tem em seu principal objetivo o desenvolvimento de competências essenciais para a vida do aluno e o trabalho do profissional em formação. O chamado Modelo Acadêmico Tiradentes (MAT) reúne essa filosofia, tendo como base quatro grandes pilares educacionais: a Formação Continuada Docente, as Modelagens Curriculares, a Gestão da Aprendizagem e o Monitoramento de Indicadores Acadêmicos. Todas funcionam de maneira interdependente e em contínuo aperfeiçoamento, tendo como o protagonismo e as aprendizagens dos estudantes como centro de suas ações. 

O modelo procura também sintonizar-se com as atuais demandas da sociedade e do mercado, através dos desenhos curriculares de seus cursos (da graduação ao Doutorado), de professores e tutores com alta experiência acadêmica e profissional, e do acesso dos alunos a profissionais de sucesso que atuam em grandes empresas. Tudo isso sem perder de vista a excelência de sua qualidade acadêmica. 

“A busca da instituição é, e sempre foi, a excelência no Ensino Superior. Além de atender às exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação, o Grupo tem, há 61 anos, preparado profissionais aptos a encarar os desafios do mercado de trabalho, e seres humanos cidadãos, capazes de fazerem a diferença na transformação social e no desenvolvimento regional. Para cumprir com sucesso tal aspiração e se posicionar no mercado como referência na oferta de Educação Superior de qualidade, o Grupo Tiradentes pauta o seu trabalho na sua na missão institucional de inspirar as pessoas a ampliar horizontes”, afirma o vice-presidente Acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos. 

Um dos desdobramentos do MAT é o Projeto Inova Tiradentes, um novo modelo curricular que começou a ser implementado neste primeiro semestre de 2023, em alguns cursos da Unit Sergipe. Trata-se de uma modalidade de ensino que proporciona autonomia e aprendizagem colaborativa aos estudantes, permitindo a criação de projetos, a escolha por temas de interesse e aplicação da teoria em atividades práticas desde o início do curso. O objetivo do projeto é preparar cada aluno em todas as competências, capacitando-o para atuar e se destacar com excelência no mercado de trabalho. 

Qualidade acadêmica

Tais diretrizes, aliados aos investimentos constantes em tecnologia, inovação e pesquisa, resultam em uma alta performance de qualidade acadêmica, comprovada por meio das avaliações dos cursos realizadas pelo Sistema Nacional da Educação Superior (Sinaes), processo feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Na pós-graduação stricto sensu, a Unit obteve o maior número de cursos de Mestrado e Doutorado com nota 6, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação Brasileiro, divulgada no final do ano passado, revelou que dos mais de 7 mil cursos de Mestrado e Doutorado do país, 50% dos Programas de Pós-Graduação do Stricto sensu (PPGs) da Unit obtiveram nota 6, passando a ser considerados de excelência, ou seja, são cursos comparáveis aos padrões internacionais. 

“Os mestrandos e doutorandos, bem como os alunos da graduação que trilham os caminhos da Iniciação Científica e os nossos excelentes docentes são os verdadeiros protagonistas deste resultado exitoso. É uma importante conquista de toda a instituição, que demonstra um resultado coletivo e contínuo desde a criação dos programas de Mestrados e Doutorados”, ressalta o professor Álvaro Silva Lima, coordenador da Pós-Graduação Stricto sensu da Unit.

Residências médicas

A excelência do ensino pode ser igualmente comprovada com os altos índices de aprovação de recém-formados em residências médicas. Nos últimos meses, diversos alunos do curso de Medicina da Unit Sergipe foram admitidos em processos seletivos de instituições de referência de diversos estados do Brasil. Entre elas, estão a Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC), o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), o Hospital Português da Bahia e as universidades federais do Paraná (UFPR), de Minas Gerais (UFMG) e de São Paulo (Unifesp), além das redes estaduais do Sistema Único de Saúde em São Paulo (SUS/SP) e na Bahia (SUS/BA). 

“O número de egressos que estão fazendo especialização representa a confirmação da qualidade de ensino da Unit, que oferece toda a estrutura necessária para um bom aprendizado, além de professores altamente qualificados, ao mesmo tempo em que oportuniza aos estudantes atuação em diversos campos de estágio. O ingresso na residência médica em instituições concorridas mostra que eles estão no nível de excelência nacional”, enfatiza a coordenadora do curso de Medicina, professora Lis Campos Ferreira.

Asscom Grupo Tiradentes

Compartilhe: