ESTUDE NA UNIT
MENU

Grupo Tiradentes completa 57 anos de compromisso com a educação

Para celebrar mais de meio século de legado à Educação, ações de fomento à inovação e criação e posse do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de SE

às 22h28
Compartilhe:

Por Ana Dulce Melo e Raquel Passos

Na entrada do Campus Farolândia, Tiradentes está imortalizado em uma estátua e assiste a um exército acadêmico, entrar e sair do Campus, da Universidade que leva seu nome, diariamente. Primeira instituição de ensino superior particular criada em Sergipe, o Grupo Tiradentes celebrará no próximo dia 21, mais um capítulo deste livro, contabilizando 57 anos que oportuniza acesso a conhecimento, empregabilidade e independência para milhares de alunos e egressos.

Para comemorar a data, a Instituição preparou programação especial que acontecerá de 22 a 26, com oficinas e debates sobre inovação e empreendedorismo, celebração religiosa, entrega de títulos e honraria, além de criação e posse do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Na segunda-feira, 22, o evento World Creativity Day ou Dia Mundial da Criatividade, acontecerá a partir das 9h, no minishopping do Campus Farolândia.  Realizado pela primeira vez em Aracaju, o evento que mobiliza diversos players da economia criativa em dezenas de cidades brasileiras e fora do país, terá a Unit como anfitriã. Oficinas, workshops, debates, palestras e apresentações culturais fazem parte da programação gratuita.

No dia seguinte, 23, às 17h, será realizada Missa em Ação de Graças pela trajetória e história do Grupo Tiradentes, no minishopping Farolândia. Já na quarta-feira, 24, os professores doutores da Unit, Simone Amorim e Marcos Almeida, que atuam nos Programas de Pós-Graduação (PPG) de Educação e de Saúde e Ambiente, respectivamente, receberão Medalha do Mérito Tiradentes em honraria aos trabalhos realizados nos últimos anos à frente do Tiradentes Institute, em Boston/EUA. A solenidade será no auditório Padre Arnóbio, bloco D, às 19h.

Na quinta, dia 25, às 19h30, no auditório G, do bloco B, será criado e empossado o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 17ª Região (Crefito/SE). A iniciativa faz parte das comemorações dos 57 anos da Unit por esta ter sido a primeira instituição a ofertar o curso superior em Sergipe. Na ocasião, o reitor professor Jouberto Uchôa e o diretor de Saúde do GT professor Hesmoney Santa Rosa serão homenageados.

Encerrando as festividades, no dia 26, o reitor Jouberto Uchôa irá condecorar com Título de Benemérito o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, especialista em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – FDUL/ESMAPE e mestrando em Ciências Constitucionais.

Natural de Aracaju Helvécio se formou em bacharel em Direito na terceira turma do curso da Universidade Tiradentes, em 1986.1. Devido à sua qualificação técnica e empenho, apenas três anos depois, tomou posse como Juiz de Direito do Poder Judiciário do Estado do Tocantins. Hoje, exerce a função de presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJTO), biênio 2019-2021. Já foi delegado de Polícia e defensor público no Estado de Sergipe. Ainda em Aracaju, respondeu pelo cargo comissionado de Subdelegado da Polícia de Sergipe; foi delegado metropolitano; e Defensor Público.

Legado de 57 anos

Em Sergipe, sua história iniciou em 1962, com a criação do Colégio Tiradentes, que foi alçado à faculdade em 1972 e à universidade em 1994. Com inovação, ética e responsabilidade social, de 1976 até 2018, a IES sergipana já entregou ao mundo, mais de 65 mil profissionais graduados e capacitados. Atualmente, possui cinco campi no estado: em Aracaju (Centro e Farolândia), Itabaiana, Propriá e Estância. Além deles, há 25 polos de educação a distância em mais quatro estados do Nordeste – Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte –, consolidando seus 57 anos de atuação com o reconhecimento do Ministério da Educação, com nota máxima, devido sua excelência em ensino, pesquisa e extensão.

Para ampliar as diretrizes do ensino de qualidade da IES no Brasil, estabelece-se o Grupo Tiradentes como entidade corporativa de gestão institucional da Universidade Tiradentes e Faculdade São Luís de França, ambas em Sergipe; do Centro Universitário Tiradentes em Maceió/AL; do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco, no Recife; e da Faculdade Tiradentes, em Jaboatão dos Guararapes/PE; além do Tiradentes Institute, em Boston/EUA.

Juntas, as instituições ultrapassam a marca de 50 mil estudantes universitários e, com isso, o Grupo Tiradentes se torna um dos maiores grupos educacionais do Nordeste brasileiro.

Compartilhe: