Cerca de 400 idosos do Programa Estância Ativa, do Grupo de Idosos do Centro Cultural e de povoados do município participaram de uma grande manhã social no Campus Estância. O projeto Unit na Atenção a Melhor Idade foi promovido pela coordenação de Extensão, através do Fórum de Desenvolvimento Regional, ofertou diversos tipos de atendimentos entre saúde, assistência social, inclusão digital e atividades físicas. Os serviços foram realizados por aproximadamente 60 acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Educação Física, Comunicação Social, entre outros.
“Percebemos o quanto Estância tem o processo de inclusão social do idoso. Nossa intenção é estabelecer um marco nos cursos participantes com a atenção a este público”, pontua a representante do grupo gestor do Fórum de Desenvolvimento Regional e professora do curso de Enfermagem, professora Angela Barros.
Nas primeiras horas da manhã de sábado, 31 de maio, a procura pelos atendimentos na área da saúde foi intensa. O aposentado Aurelino de Souza Leal, de 72 anos, foi um dos que aproveitou a ação para atestar a boa saúde. “Fui muito bem atendido. Verifiquei meu peso e também aferi a pressão arterial, está tudo bem”, afirma Aurelino a caminho do atendimento na área nutricional.
No curso de Farmácia, por exemplo, uma das principais orientações realizadas pelos alunos aos idosos foi sobre o uso racional de medicamentos. “Estamos orientando sobre como usar esses medicamentos, a forma de armazená-los e descartá-los, porque muitos ainda não sabem como fazer estes procedimentos. Este contato está sendo muito importante”, explica a acadêmica do 3º período de Farmácia, Jokacia Soares.
Maria Luzinete da Silva, de 52 anos, também ficou satisfeita em participar da ação social e acredita que o trabalho dá um suporte a mais nas consultas clínicas. “Ave Maria estou amando e isso nos ajuda muito. Recebi orientação na parte nutricional, fiz teste de glicemia e estou indo para outro serviço”, ressalta a aposentada.
ATIVIDADES LÚDICAS
A assistência prestada pela equipe do Serviço Social envolveu os idosos em dinâmicas em grupo. “A ideia é divulgar os direitos sociais dos idosos dentro da política social de assistência, explicar quais os programas federais ofertados, além de divulgar o benefício da prestação continuada, voltado para idosos que não tem contribuição do INSS, mas que tem direito de receber benefício de um salário mínimo todo o mês” salienta a professora do curso, Clara Angélica.
Outro atendimento bastante procurado pelo público foi o do curso de Odontologia. Em frente aos escovódromos, os idosos realizaram higienização bucal, receberam orientação sobre dieta anticariogênica, higiene de próteses odontológicas. “Aprendi a forma correta de escovar os dentes”, reforça a lavradora Maria Julia Ribeiro, 54 anos.
APRENDIZADO NA PRÁTICA
O contato com a comunidade é a oportunidade que os alunos têm para desenvolver, na prática, o conhecimento adquirido nas aulas com professores e profissionais da área. Desta forma eles podem lapidar as habilidades para atuação no mercado profissional. O acadêmico do 5º período de Odontologia Luiz Alberto Santos sabe muito bem como é lidar com esta prática. “Desde o segundo período participo de projetos de extensão, sempre acompanhando a comunidade. E é muito bom ter esse contato. Levamos muitas informações para o público e também aprendemos muito com esta população”, avalia Luiz Alberto.
Após a realização dos atendimentos, os idosos participaram de um grande café da manhã. Segundo o coordenador de Extensão da universidade, Gilton Kennedy, a ação representa o compromisso da instituição com as atividades sociais. “Já levamos este trabalho para os municípios de Propriá, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Porto Real do Colégio, em Alagoas, e vários outros. É fundamental essa participação, porque a Unit se faz presente na comunidade, que é o nosso grande propósito, disseminar o conhecimento através do ensino e da pesquisa”, conclui.
Confira o vídeo com os melhores momentos da ação social.
Fotos: Marcelo Freitas