ESTUDE NA UNIT
MENU

Inaugurado o NPJ de Itabaiana

Instalado em moderna e ampla estrutura, o NPJ do curso de Direito do Campus Itabaiana oferece condições ideais de atendimento por parte do aluno à comunidade local

às 14h52
A população itabaianense e de municípios circunvizinhos conta a partir de agora com um espaço especialmente destinado para o atendimento de serviços jurídicos. É que foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, 13, a nova sede do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit. O Núcleo que já existe desde 2008 atendendo à comunidade passa a funcionar num endereço de fácil acesso a Av. Doutor Luiz Magalhães, 1311, Centro.
Professor Uchôa exalta a sociedade de Itabaiana pelo empreendedorismo
Professor Uchôa exalta a sociedade de Itabaiana pelo empreendedorismo
De blazer azul, Juliana fala reconhece a importância do NPJ em sua vida acadêmica
Momento de assinatura do Termo de Cooperação pelo Desembargador Luiz Mendonça
Após ao ato inaugural, visita às instalações
A placa é descerrada pelo Desembargador Luiz Mendonça e Luciano Bispo
O Presidente do TJ reconhece o NPJ da Unit Itabaiana como o melhor do Brasil
Ato inaugural com o corte simbólico da fita
Compartilhe:

Durante a solenidade de inauguração que contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça; o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Luciano Bispo; o prefeito do município Valmir dos Santos Costa, e juízes cuja comarca é na região agreste do Estado, o professor Uchôa ressaltou sua admiração pela população itabaianense e lembrou que a nova sede do NPJ vem reforçar a ação da Unit através dos cursos de Direito e Serviço Social no atendimento à comunidade carente.

“Não me surpreendo por conta de o Professor Uchôa ter iniciativas extraordinárias! Ao mesmo tempo, admiro sua coragem diante da crise econômica pela qual passa o país, de ter realizado uma construção tão bem planejada, ampla, arejada, rica em detalhes importantes, principalmente em detalhes de ordem humanitária”, revela o desembargador Luiz Mendonça afirmando ser a estrutura do NPJ da Unit a melhor do Brasil se comparada aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) existentes nos demais Estados brasileiros.  O Presidente do TJ afirma que o NPJ da Unit oferece à cidade de Itabaiana um atendimento judiciário de excelência, bem como celeridade na busca pela solução do conflito.

O coordenador do curso e do NPJ em Itabaiana, professor Raimundo Giovanni França Matos reconhece que a inauguração das novas instalações representa grande avanço para sua graduação. “O Núcleo já existia onde fazíamos atendimentos razoáveis e a Unit entendeu que poderia investir nos dando essa estrutura ímpar pela dimensão, modernidade e comodidade”, diz o docente acrescentando que o aluno já reconhece no empreendimento a valorização da sua prática acadêmica e jurídica, ampliando o leque de possibilidades com convênios e termos de cooperação como o que foi assinado pelo reitor da Unit e o Presidente do Tribunal de Justiça durante a inauguração da nova sede do NPJ com vistas a estabelecer ações conjuntas visando à divulgação da cultura e da prática da utilização dos métodos autocompositivos.

Além dos convênios já firmados e os demais em andamento, o professor Raimundo ressalta que 20 dos seus alunos estão se formando conciliadores do Tribunal de Justiça permitindo que as conciliações características da fase pré-processual aconteça dentro do Núcleo de Prática Jurídica.

“Os alunos estão fazendo o curso no Fórum de Itabaiana, acompanhados pelos profissionais do próprio Tribunal de Justiça e assim que estiverem formados ainda neste semestre, as audiências passarão a acontecer dentro do Núcleo”, revela o coordenador, professor Giovanni lembrando que na próxima semana todos os cursos de Direito da Unit firmarão convênio com o Tribunal Regional do Trabalho.

“Isso aqui é fundamental porque vai dar a oportunidade de as pessoas mais pobres terem direito a uma defesa mais célere”, reconhece o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo.

O Juiz de Direito da 1ª Vara Cível de Itabaiana e egresso do curso de Direito da Unit, doutor Herval Márcio Silveira Vieira lembra que a IES sergipana possui uma importante parceria com o Tribunal de Justiça. “Com o advento do Novo Código de Processo Civil houve a instituição da conciliação da mediação, fazendo parte do procedimento comum que devemos aplicar. Nesse sentido a Unit, junto com o Tribunal vem formando diversos alunos para que eles se habilitem como conciliadores e mediadores. Isso é de suma importância para o poder judiciário e também para a Unit que bem forma o seus alunos”, opina o doutor Herval.

“Esse e outros investimentos feitos pela Universidade Tiradentes em Itabaiana são de fundamental importância para o desenvolvimento e engrandecimento da cidade e da nossa sociedade”, pondera o prefeito do município, Valmir dos Santos Costa.

Nascida na cidade que é considerada a princesa do agreste sergipana, a acadêmica do 7º período do curso de Direito e estagiária do NPJ Juliana Costa da Silva reconhece a importância da entidade para o aprimoramento da sua futura ação profissional. “Ao vivenciar a prática cotidiana exercendo o papel cidadão, priorizando a comunidade carente”, conclui.

 

Compartilhe: