ESTUDE NA UNIT
MENU

Iniciação Científica pode fazer a diferença para a formação acadêmica

Com a realização do projeto de pesquisa, o aluno desenvolve habilidades, experiências e competências na produção do conhecimento científico

às 14h29
Compartilhe:

Já pensou em mergulhar no mundo da pesquisa por meio de uma linha científica da sua área? Alicerçada em ensino, pesquisa e extensão, a Universidade Tiradentes promove anualmente o Programa Institucional de Iniciação Científica para os alunos da graduação presencial e de Educação a Distância.

De acordo com a professora doutora Adriana Karla de Lima, coordenadora de Pesquisa e do Comitê de Ética em Pesquisa da Unit, participar de um projeto de Iniciação Científica é um novo mundo. “Uma vez inserido no programa, o estudante começa a entender como o âmbito da pesquisa científica funciona e, consequentemente, passa a desenvolver metodologias de pesquisa, diferentes técnicas e novas aprendizagens fora da sala-de-aula”, salienta.

A participação em projetos de pesquisa enriquece o currículo e amplia as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. “O aluno que se debruça para a Iniciação Científica adquire um diferencial na sua formação como as habilidades de comunicação, redação e leitura, com uma preparação maior para seguir a carreira acadêmica, seja para concorrer a alguma residência, mestrado ou doutorado”, enfatiza.

No período de um ano, o estudante participa de atividades para elaborar um projeto de pesquisa juntamente com um professor da instituição e, posteriormente, apresenta o resultado à sociedade acadêmica na Semana de Pesquisa – Sempesq – da Unit.

Edital Aberto

As inscrições para participar da Iniciação Científica na Universidade Tiradentes estão abertas até o dia 22 de abril. Para quem tem interesse em participar das ações, é necessário procurar um professor para que possam produzir um projeto de pesquisa, o qual deverá ser submetido ao edital de bolsas até o final do prazo.

De acordo com o edital são disponibilizadas bolsas em diversas áreas de conhecimento nas seguintes modalidades: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Programas Institucionais, como PROBIC/Unit, PROBITI/Unit; assim como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio – PIBIC–EM/CNPq e PROBEM/Unit. Caso o projeto de pesquisa não seja contemplado com bolsa, ele pode ser inserido na modalidade de Iniciação Científica Voluntária, o PROVIC/Unit.

Clique aqui para conferir o edital de 2019.

Compartilhe: