ESTUDE NA UNIT
MENU

Iniciação Científica pode dar princípio a uma carreira acadêmica

Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os acadêmicos, desde cedo, em contato direto com a atividade científica.

às 23h55
Iniciação científica é propulsora para carreira (Foto: Acervo Unit)
Iniciação científica é propulsora para carreira (Foto: Acervo Unit)
Compartilhe:

Há quem tenha mais aptidão para as atividades práticas de uma carreira, que o mercado de trabalho e tecnologia fazem evoluir dia a dia. Mas também tem quem opte por uma carreira acadêmica, focada na produção científica. Neste segundo caso, na Universidade Tiradentes (Unit), estudantes de diversos cursos podem se candidatar a programas voluntários e com remuneração por meio da Iniciação Científica (IC).

As bolsas de IC são fomentadas por grandes agências de pesquisa do país como, por exemplo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre os programas oferecidos pela Unit estão o de Iniciação Científica ou de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação como consta neste link. 

De acordo com a coordenadora dos cursos da área da Saúde da Unit, professora doutora Juliana Mendonça, a iniciação científica, de forma geral, é importante para o desenvolvimento do aluno durante sua jornada no curso de graduação. “Auxilia muito na formação acadêmica do aluno e preparo profissional, no tocante a tomada de decisões,bem como e especialmente, contribui com o estímulo ao pensamento científico e a geração ampla de conhecimento”, pontua.

O estudante que quiser se aprofundar em temáticas relevantes para a sociedade, que tenham a ver com sua formação, deve procurar a coordenação de seu curso ou um docente que trabalhe com a área, para sinalizar o interesse. Quem sabe não é o início de uma grande jornada de relevância acadêmica?

 

Leia mais:

Conheça os programas de Bolsas de Iniciação Científica da Unit

Compartilhe: