ESTUDE NA UNIT
MENU

Instituto Tiradentes realiza mais uma videoconferência direto de Boston, EUA


às 01h12
Os alunos  participam ativamente da videoconferÊncia
Os alunos participam ativamente da videoconferÊncia
O professor mediador
A relação entre os pesquisadores é frequente
Compartilhe:

“Medicina e Empreendedorismo: da empresa júnior até a pesquisa em Harvard” foi o tema da palestra desta terça-feira, 15, ministrada por meio de videoconferência realizada pelo Tiradentes Institute, centro de estudos do Grupo Tiradentes localizado na UMass Boston. Não somente alunos do curso de Medicina da Universidade Tiradentes – Unit –, em Aracaju, se participaram do momento, pois também foi transmitido para os discentes da Unit Alagoas.

 A assessora de Relações Internacionais da Unit, Stephanie Donald, explica que o intuito da atividade é ofertar aos alunos o contato com pesquisadores que atuam em centros de ponta. “Diversos temas são apresentados. Sempre às terças-feiras, até o dia 5 de novembro, uma nova temática estará em evidência”.

Mediado pela professora do curso de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial da Unit, professora visitante na Harvard Medical School, Patrícia Severino, a atividade desta semana trouxe como palestrante o graduando em Medicina, estagiário na Harvard Medical School, Eduardo Lacerda de Castro Lobo. 

Na abertura, Eduardo Lobo apresentou o resultado de uma pesquisa sobre a quantidade de médicos que conclui a graduação, dos que entram no mercado de trabalho a cada ano, além de projeção de quantitativo de vagas no mercado de trabalho e quantos novos médicos deverão surgir até 2023, ano em que Eduardo concluirá os estudos. “Serão 27.487 pessoas na carreira médica junto comigo. Essa é uma perspectiva chocante! E vem a pergunta: que tipo de profissional é esse e como me preparei para enfrentar essa concorrência?”, disse. 

Eduardo Lobo foi taxativo quando o assunto é buscar novos conhecimentos. Explicou que no início da atuação buscou ferramentas para suprir as demandas que o curso não oferecia. “Quando se entra no mercado de trabalho não é cabível a desculpa se na faculdade tinha aquela disciplina ou não foi abordado um tema específico. Precisamos correr atrás por conta das defasagens baseadas em nossa realidade. É imprescindível pensar fora da caixa, gerar perspectivas para o empreendedorismo, principalmente no curso de Medicina. E não estou falando em relação a business, mas de, incessantemente, buscar nossos objetivos, metas de vida e de como essas metas vão impactar na sociedade. Mas é preciso assumir o posto de liderança”. 

O estudante do 3º período de Medicina, Matheus Mota, já tem na pesquisa seu foco de estudo. “Essa é uma oportunidade de aprender um pouco mais, conhecer outras realidades. Nesse processo de internacionalização da Unit que reflete em parcerias com importantes instituições nos permite ampliar conhecimentos e criar várias oportunidades”, falou. 

Interessada no programa de Intercâmbio, a aluna do 6º período de Medicina, Vitória Palazoni, participou da conferência. “Queria muito saber como é essa vivência no exterior porque tenho interesse em estudar em outros países. A Unit nos permite isso, ir além dos bancos do curso para nos tornarmos profissionais mais preparados”, contou.  

Novos conhecimentos e pesquisas de outros centros foram as informações de interesse de Carson Alves Vieira do 4º período. Ele quis saber sobre como um estudante poder ser e fazer mais. “A gente não pode se limitar.  Precisamos aprender e entender que temos que saber cada vez mais. Isso nos torna mais humanos e nos permite ter a consciência do conhecimento em outros estágios da vida profissional. Quanto mais exemplos, contato com o diferente, temos melhores perspectivas para nossa carreira”, finalizou.

Compartilhe: