ESTUDE NA UNIT
MENU

Intercâmbio

Estudantes buscam no intercâmbio oportunidade de crescimento profissional

às 14h53
Ansiedade e muita expectativa na bagagem. Eles são jovens e buscam em um programa de intercâmbio um grande passo na formação profissional. Mais de 60 jovens foram selecionados pelos programas de mobilidade internacional oferecidos pela Universidade Tiradentes – Unit – e passarão por essa nova experiência neste segundo semestre. Na última sexta-feira, 26 de junho, parte dos estudantes esteve reunida para um momento de integração e troca de experiências.
Compartilhe:

Gabriella Nunes, de 20 anos, aluna do 6º período de Engenharia Mecatrônica na Unit, foi selecionada pelo programa Ciência sem Fronteiras e passará um ano fazendo o intercâmbio. Ela acredita que a experiência será uma grande oportunidade para a vida. “No início tive um pouco de medo porque vou ficar longe de tudo, vou ter que me virar sozinha. Mas, penso que sempre quis estudar nos Estados Unidos e que esta oportunidade só irá agregar muitos conhecimentos”, afirma.

Segundo Matheus Batalha, coordenador de Relações Internacionais, o departamento fornece aos alunos orientação necessária desde a abertura do edital até a preparação para a viagem. “Nosso papel fundamental é sempre orientar para que eles tenham o máximo de informação possível para se candidatar às vagas existentes e prepará-los para o exterior, de modo que estejam o mais seguro possíveis para enfrentar esta etapa”, explica.

Também selecionado, Vitor Matheus de 19 anos, cursa o 6º período de direito. O universitário estudará matérias da grade de criminologia e práticas advocatícias durante seis meses na Universidade de Sevilha, na Espanha. “A minha intenção com o intercâmbio, além de adquirir uma experiência internacional e a diversidade de língua estrangeira, é ter um diferencial no meu currículo pois também estudarei matéria que não está na grade da Unit. Como a área de direito é a que mais forma profissionais no Brasil, qualquer diferencial vem agregar ao currículo”, comenta.

Para o professor Matheus, a oportunidade do aluno é de crescimento acadêmico e profissional por agregar conhecimentos sobre outra cultura. “A possibilidade de carreira muda vertiginosamente, pois essa vivência no exterior ensina muito aos alunos, quais são as potencialidades e limites de outra cultura. Além de adicionar valor educativo, eles vão absorver muitas coisas úteis para o resto da vida é um ponto de transformação”, assegura o coordenador de Relações Institucionais da Unit.

Além dos Estados Unidos e Espanha, países como Austrália, Canadá, Hungria,  Reino Unido, Irlanda, Itália, Letônia, México, Noruega e Portugal receberão os estudantes selecionados através dos acordos de cooperação, programa Ciência sem Fronteiras, Íbero e EBW+.

Docente

A abertura de vagas para mobilidade internacional trouxe, pela segunda vez – na primeira não teve condições de ir devido à realização do Encontro de Comunicação –, a oportunidade para a coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Unit, Valéria Bonini. Indicada pela universidade, por meio do programa Top Santander, a professora terá a oportunidade de aperfeiçoamento da língua espanhola, na Universidade de Salamanca. “Estou indo com muita alegria. Nunca fui à Espanha e terei esta grande oportunidade. Além de estudar o espanhol também escolhi outra atividade. Como trabalho com fotografia, vou estudar também sobre a cultura espanhola”, disse a professora, que embarcou no último dia 29 e retorna no dia 23 de julho.

O edital com abertura das vagas é divulgado no site www.grupotiradentes.com/intercambio. Para outras informações, estudantes e professores da Unit podem se dirigir à coordenação de Relações Internacionais localizado no Bloco F, Campus Aracaju Farolândia.

Compartilhe: