Como o professor Álvaro Lima vem trabalhando na área de extração e purificação há muitos anos, segundo ele, o livro surgiu como uma proposta de grupos emergentes financiada pela Fapitec. “Juntamos 57 pesquisadores, sendo 17 universidades, duas delas estrangeiras, e fizemos o livro em português. O intuito é fazer com que os alunos utilizassem esse material nas suas pesquisas e aulas. Inclusive, algumas universidades já estão querendo adotá-lo como livro-texto”, avalia.
A temática tem tudo a ver com o congresso e com as áreas de cosméticos, alimentos e fármacos, porque é possível extrair princípios ativos que podem ser incorporados nessas áreas. “Quando você extrai esse biocompsoto, ele tem que ser altamente purificado”, exemplifica Lima.
Já para o engenheiro químico e também professor em Engenharia de Processos da Unit, professor César Costa Pinto Santana, a intenção é divulgar novos avanços da área, como recuperação e purificação de produtos de origem biológica ou de fermentação. “Esse livro foi feito em conjunto com o professor Álvaro Lima. A ideia era juntar grupos que trabalham o tema de processos biotecnológicos de modo a publicar um conjunto de trabalhos que vêm sendo desenvolvidos em todo o Brasil”, complementa.
Sobre o livro
O conteúdo desse livro está direcionado a todos que estejam em busca de ampliar o conhecimento em Biotecnologia, pois permitirá melhor compreensão de como pensar e planejar uma estratégia de processo de purificação de biomoléculas. É um livro que está ao alcance de todos que pretendem evoluir na área, desde o estudante de graduação até o profissional que já atua no mercado de trabalho, tanto da área acadêmica quanto empresarial.
A profundidade com que os tópicos são abordados é adequada a interessados com nível de graduação e pós-graduação, para que possam atuar na área de purificação de biomoléculas no mercado de trabalho.
A obra foi publicada pela Editora Universitária Tiradentes e está disponível para compra site, clicando aqui