ESTUDE NA UNIT
MENU

Lifelong learning: entenda o processo que pode fazer a diferença em sua carreira

O conceito parte de uma premissa de que  o aprendizado não tem data para acabar e mesmo depois dos diplomas  é necessário adotar uma postura aberta ao conhecimento.

às 19h33
Compartilhe:

Você já ouviu falar em Lifelong learning e sabe exatamente como isso pode contribuir para a sua carreira? Traduzido para a Língua Portuguesa, o novo termo quer dizer “aprendizado ao longo da vida”, mas em que consiste esse processo propriamente dito?

“O Lifelong learning, efetivamente, consiste em um processo de permanente busca pelo conhecimento. Nós sempre procuramos esse aprendizado na educação formal como em escolas e universidades, mas a ideia com o Lifelong learning é que se estenda para além dessa formação, abrangendo mesmo a carreira e a vida pessoal”, comenta a psicóloga e coordenadora do Unit Carreiras, Maria Luisa Teodoro.

“Com essa educação continuada, a pessoa vai optar por se dedicar em aprender vários assuntos, os mais diversos possíveis e de todas as formas. Com isso, observam-se os desafios que o próprio mercado de trabalho nos impõe e que nos exige aprendizados, além do conhecimento técnico. Diante disso, você busca diferenciais continuamente”, acrescenta.

A especialista destaca a importância do Lifelong learning e os pilares para a eficiência do processo. “Dentro do Lifelong learning, enfatizamos a relevância do aprender a conhecer, o aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, declara.

“Os pilares vão desde o aperfeiçoamento do senso crítico, o desenvolvimento de habilidades e colocar em prática o que foi desenvolvido, o trabalho em equipe e inteligência emocional até a convivência com mais empatia e troca de conhecimentos entre os pares, e autoconhecimento sem deixar de lado o aprimoramento e características como um todo, pensando em uma evolução enquanto ser humano”, complementa.

Para a coordenadora do Unit Carreiras, é um processo amplo, não somente pensando em carreira, mas também na vida pessoal. “É um eterno processo de aprendizagem, de busca de conhecimento nas mais variadas áreas. Então, é uma educação continuada. No entanto, para adotar uma postura Lifelong learning é preciso entender que cada um tem o seu momento e o seu processo”, salienta.

“Precisamos entender que, por ser um aprendizado contínuo, pode ser iniciado a qualquer momento, seja no início da sua carreira, na reta final ou em um processo de transição de carreira. O momento é cada um e os conhecimentos são dos mais variados temas. O importante é colocarmos em evidência que precisamos colocar a mão na massa e entender o processo de aprendizagem”, frisa.

Maria Luisa destaca que é preciso se permitir a busca de novos conhecimentos. “Tudo pode ser tornar bastante benéfico como uma nova habilidade na área profissional. É importante se desafiar e buscar novos aprendizados. Isso gera valor não somente para uma virada de carreira, assim como para impulsionar a profissão e, principalmente, aumentar o repertório de experiências pessoais”, finaliza.

 

Leia também:

Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit segue com edital aberto até dia 6

Unit Carreiras: portas abertas para o mercado de trabalho

Compartilhe: