ESTUDE NA UNIT
MENU

Manhã cidadã chega à 5ª edição em Propriá

Atividade extensionista reúne alunos e professores no centro de Propriá

às 18h59
Mobilizados, os alunos dos cursos de Administração, Direito e Serviço Social presencial e Pedagogia EAD do Campus Propriá realizaram na manhã do último sábado, 4, a 5ª Manhã Cidadã
O Shopping Grátis atraiu a atenção de muitas pessoas
O Shopping Grátis atraiu a atenção de muitas pessoas
No final, uma foto dos professores para marcar a iniciativa
Antes das atividades, um registro de alguns alunos participantes da Manhã Cidadã
Alunos de Administração elaboram pesquisa na comunidade
Exames preventivos foram realizados
Vacinas foram aplicadas na comunidade
Alunos de Direito, sob o comando do professor Charles, coordenador do curso em Propriá
Professora Kátia Araújo de Serviço Social orienta um dos seus alunos
Compartilhe:

 A iniciativa, que este ano teve como diferencial a participação de um estande do Shopping Grátis da Universidade Tiradentes doando inúmeras de peças de vestuário previamente arrecadadas pelos alunos, reuniu centenas deles durante todo o período matutino no centro da cidade ribeirinha. O prédio localizado na avenida Beira-rio, bem próximo ao mercado, serviu de QG para que os acadêmicos, em suas áreas, oferecessem à comunidade serviços de atenção e prevenção à saúde, orientações jurídicas e até informações sobre como desenvolver projetos que viabilizem ao comércio local melhores resultados na oferta e comercialização de produtos.

Na avaliação feita pela diretora do Campus Propriá, professora Adelina, os resultados superaram as expectativas de colaboradores, professores e alunos. “Além dos serviços prestados em parceria da Unit com a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Saúde que aqui desenvolveu campanhas de vacinação contra a gripe H1N1 e testes rápidos para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis, a vinda do Shopping Grátis representou uma inovação e provocou grande disputa”, diz a professora satisfeita com a adesão dos alunos na arrecadação do grande número de donativos.

Pela primeira vez participando da Manhã Cidadã, o acadêmico do 2º período de Direito Joaquim Marcelino Francisco Tavares considera muito importante a chance de logo no início do seu curso já poder interagir com a comunidade. “É em momentos como esse que podemos mesclar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a prática da comunidade através de uma relação mais próxima”, avalia. Deise dos Santos Freitas, colega de Joaquim é da mesma opinião. “Acho que é uma ação de grande importância para a sociedade, assim como é também para nós, por ser a primeira vez que saímos da sala de aula para esse tipo de vivência com a comunidade”.

Já Leandro Henrique Cardoso Santos, prestes a concluir Administração, revela experiência no contato com a comunidade, uma vez que já participa das Manhã Cidadã desde a sua primeira edição.  “Em momentos como esse, podemos estender o conhecimento que adquirimos em sala de aula para a comunidade. E o que é interessante na Administração é você agregar valor ao que existe na sociedade. Então, esse contato prático é indispensável”, revela.

O professor de Leandro na disciplina Marketing, Clauberto Rodrigues de Oliveira, considera a Manhã Cidadã um momento importante para conduzir os seus alunos para atividades práticas. “Percorrendo a feira e os estabelecimentos comerciais daqui de Propriá, os alunos verificam irregularidades sob a ótica da nossa disciplina. Com os registos fotográficos feitos, levaremos a discussão para a sala de aula, onde será discutida uma proposta de melhoria”, explica o docente.

“A 5ª Manhã Cidadã desenvolve ações voltadas para a comunidade nas várias áreas. O Serviço Social trabalha exclusivamente na divulgação da campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, diz a professora Kátia Araújo, dando, assim, o significado do que a ação extensionista representa para a comunidade propriaense.

Compartilhe: