ESTUDE NA UNIT
MENU

Medicamentos: como utilizá-los?

A partir deste semestre letivo, alunos do curso de Farmácia da Unit orientarão pacientes atendidos no UnitMed

às 19h22
Referência e funcionalidade são itens indispensáveis quando o assunto é prescrição médica. Neste sentido, e com o objetivo de melhor orientar aqueles que necessitam utilizar medicamentos, a coordenação do curso de Farmácia juntamente com alunos da disciplina Estágio Farmacêutico II agregam aos serviços de acolhimento de Enfermagem e de atendimento médico informações sobre o uso adequado de medicamentos.
Alunos e professora iniciam o projeto
Alunos e professora iniciam o projeto
O atendimento é individual
Compartilhe:

“A atividade visa prestar assistência farmacêutica à população, dentro da Clínica de Ensino que é o UnitMed, fazendo com que o paciente tenha uma melhor adesão ao medicamento e uma consequente melhora no seu tratamento”, explica a coordenadora do curso, professora Juliana Dantas.

“É desenvolvido um plano farmacoterapêutico permitindo ao paciente usar a medicação prescrita pelo médico de forma mais acessível às suas condições financeiras e de estilo de vida”, acrescenta a professora Juliana, lembrando que muitos pacientes não conseguem obter melhora porque não conseguem aderir ao tratamento. Os motivos para essa falta de adesão são vários e o mais comum deles é o desconhecimento de onde adquirir o medicamento com preço mais acessível. A não utilização de forma correta também é fator de insucesso em muitos tratamentos.

A acadêmica Lícia dos Santos Lima Oliveira se mostra satisfeita com mais essa oportunidade de colocar em prática os ensinamentos adquiridos ao longo do curso. “Como é uma área que escolhi seguir, aqui a gente tem essa chance de estar junto ao paciente. Com isso, nos preparamos melhor para o mercado de trabalho”, opina.

Ane Caroline Menezes Santos endossa a opinião da colega ressaltando a experiência que passa a adquirir ainda na academia e que certamente será indispensável durante sua ação profissional. “O contato com o paciente para orientação do uso do medicamento é de grande importância para nossa formação”, conclui.

O atendimento dos alunos concludentes de Farmácia aos pacientes é realizado às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala 25 do UnitMed. Neste primeiro momento, as especialidades atendidas são: Clínica Médica, Cardiologia, Neurologia, Endocrinologia e Ginecologia.

FARMACIA

Compartilhe: