ESTUDE NA UNIT
MENU

Meio ambiente é tema de discussão na academia

Natural da cidade sergipana de Pedrinhas e reconhecido internacionalmente pelos estudos que desenvolve sobre ecologia, o doutor Genebaldo profere palestra na Unit

às 18h31
A coordenação do Projeto Conduta Consciente reuniu na noite da sexta-feira, 24, a comunidade acadêmica, especialmente alunos dos cursos de Serviço Social, Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas, para um bate-papo com o escritor sergipano Genebaldo Freire Dias e o relançamento do seu livro Antropoceno – Iniciação à temática ambiental.
Doutor Genebaldo fala sobre as questões ambientais
Doutor Genebaldo fala sobre as questões ambientais
O livro discute com propriedade a ação do homem no meio ambiente
A coordenadora do Conduta, professora Luciana Rodrigues do lado do palestrante
Compartilhe:

 

Mestre e doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília, Genebaldo Freire Dias coloca em discussão questões ambientais e aborda com propriedade em sua obra as alterações ambientais globais impostas pelo ser humano.

Durante o encontro na academia, o conferencista convidado fez um alerta ao afirmar que estamos vivendo em todo o planeta uma profunda falha de percepção. “Os cenários existentes só podem ser compreendidos dessa forma; se não entendermos assim, teremos de admitir que a nossa espécie ou é essencialmente estúpida, ou enlouqueceu de vez”, preconiza sombriamente o estudioso das questões ambientais.

Sem desejar aceitar as hipóteses levantadas e reconhecendo que o ser humano tem sobrevivido às intempéries desde o seu aparecimento no planeta, o doutor Genebaldo decidiu repaginar o seu livro Antropoceno, cujo termo vem sendo utilizado por ele há mais de 30 anos, e preconiza uma época na qual as mudanças ambientais estariam acontecendo em função da ação direta do ser humano. Essa afirmativa, segundo o palestrante, não é muito aceita nos meios acadêmicos, apesar de reconhecer que está na contramão das opiniões ao afirmar que contra fatos não há argumentos.  “A presença do doutor Genebaldo vem agregar e multiplicar com a academia toda sua experiência na questão ambiental. Para o Programa Conduta Consciente, implementado na Unit desde 2009, esse momento representa um ganho gigantesco”, revela a professora e coordenadora do Conduta, Luciana Rodrigues.

Alana Daniely Vasconcelos é professora no curso de Pedagogia na Faculdade São Luís, e por trabalhar com a questão ambiental, ficou entusiasmada com a palestra proferida pelo doutor Genebaldo. “Tudo que retrata o meio ambiente faz com que a gente reflita a necessidade de preservá-lo e conservá-lo, porque meio ambiente somos todos nós”, afirma a docente.

Compartilhe: