ESTUDE NA UNIT
MENU

Mestrado em Direitos Humanos tem primeira defesa de dissertação


às 19h38
Rita de Cássia apresenta defesa de dissertação
Rita de Cássia apresenta defesa de dissertação
Banca analisa trabalho
Compartilhe:

Com o tema “Pluriparentalidade: uma visão contemporânea do direito de família” é defendida a primeira dissertação do programa de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes – Unit. O trabalho, apresentado aos professores que compõem a banca examinadora na manhã desta sexta-feira, 21, é produzido por Rita de Cássia Barros de Menezes, professora do curso de Direito da instituição e analisa o direito ao registro de nascimento com o nome de dois pais ou duas mães.

Motivada por uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que julgou o primeiro caso de concessão do direito à pluriparentalidade no País. Rita de Cássia optou por levantar a discussão, o que seria um desafio, já que por causa do ineditismo, não havia outros casos ou trabalhos publicados na mesma área. Além do mais, ela assumiu a responsabilidade de ser uma das primeiras mestrandas do programa. “Era tudo novo, o tema ainda não havia sido trabalhado por outros autores, faltava material para pesquisa, o programa era recente, mas eu encontrei apoio na instituição e em meus professores, em especial da minha orientadora”, conta.

Para a surpresa de Rita, enquanto ela desenvolvia a pesquisa o tema começou a ganhar espaço no Brasil. Até mesmo em Sergipe foi registrado um caso, na cidade de Nossa Senhora do Socorro. Orientadora da pesquisa, Karyna Sposato acredita que a defesa da primeira dissertação do programa em menos de dois anos prova o empenho da instituição, que tem estimulado o desenvolvimento de pesquisa. “Nós cumprimos de forma satisfatória com os prazos, que são elementos importantes para a Capes e assim nós mostramos que o programa amadureceu e já é bastante produtivo”.

De acordo com a coordenadora do programa de Mestrado em Direitos Humanos, essa defesa abre portas para que outros pesquisadores realizem trabalhos na Unit. “Ter nossa primeira aluna defendendo a dissertação é um orgulho e todos ficamos felizes em ver que o número de interessados pelo programa tem aumentado”, declara Liziane Paixão.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: