ESTUDE NA UNIT
MENU

Minicursos da Semex ampliam integração entre estudantes

Oficina de Filtro dos Sonhos é destaque na programação da Semex

às 18h24
As monitoras Vitória Maria e Raiana Pereira com um Filtro dos Sonhos.
As monitoras Vitória Maria e Raiana Pereira com um Filtro dos Sonhos.
Mariana Teles Feitosa e Thais Regina Menezes Calazans
Compartilhe:

A integração acadêmica serve para ampliar conhecimentos, profissionais e pessoais, e está dentro do tema e do que norteia a 9ª Semana de Extensão Universitária da Universidade Tiradentes. Os minicursos promovidos pela Semex contribuem para essa relação comunitária. Desde os mais específicos de uma determinada área, até os mais amplos, todos têm como objetivo trazer algo novo e construtivo.

E foi com esse pensamento que as estudantes do nono período de Arquitetura e Urbanismo, Mariana Teles Feitosa e Thaís Regina Menezes Calasans, ministraram o minicurso de Filtros dos Sonhos. O Filtro dos Sonhos é um artefato indígena nativo americano originado na tribo dos Ojibwa.  Os Ojibwa acreditam que, quando a noite cai, o ar se enche de sonhos, bons e ruins. É justamente para separar estes sonhos e energias ruins que existem os filtros dos sonhos. A tradição manda que os filtros sejam pendurados sobre o berço dos bebês. Hoje são usados em quartos, escritórios ou até mesmo no carro.

Para Thais, é importante promover atividades fora da sala de aula com menos rigidez e mais lúdicas. “O trabalho manual desenvolve a criatividade e isso é importante tanto para a pessoa quanto para as profissões”, afirma. Sua companheira de oficina Mariana Teles ressaltou a questão do estimulo à paciência que o trabalho manual contém.

A acadêmica de medicina Ana Maria Macedo West participou da oficina e disse que foi muito interessante e que é aprender algo novo é sempre importante. “Na minha área, os minicursos já estavam com as vagas completas e quando eu vi esse do filtro dos sonhos me interessei. E é bacana essa integração entre os cursos”.

 

Fotos – Marcelo Freitas

 

Mariana Teles Feitosa e Thais Regina Menezes Calazans

Mariana Teles Feitosa e Thais Regina Menezes Calazans

Semex_Filtro-dos-Sonhos_26032015_0015 Semex_Filtro-dos-Sonhos_26032015_0006 Semex_Filtro-dos-Sonhos_26032015_0003

Compartilhe: