ESTUDE NA UNIT
MENU

Minicursos são atrações durante Jornada de Mobilização Pedagógica


às 19h21
Professora Adriana Karla Lima enfatizando a Ética.
Professora Adriana Karla Lima enfatizando a Ética.
Compartilhe:

Durante minicurso, professores conhecem como atua o Comitê de Ética da Unit e como é utilizada a Plataforma Brasil

Consta na programação desta terça-feira, 20, segundo dia da Jornada de Mobilização Pedagógica 2015.1 da Unit, a realização de cinco importantes minicursos, entre eles, destaca-se o que traz como tema: Ética em pesquisa científica: Submissão de projetos de pesquisa na Plataforma Brasil, ministrado pela coordenadora do Comitê de Ética da instituição, professora Adriana Karla Lima.

A docente lembra que a intenção em se instituir o comitê de Ética dentro de uma universidade é justamente submeter os projetos de pesquisas a uma apreciação ética. Ela justifica afirmando que se não houvesse o comitê de Ética, todos os projetos que envolvem seres humanos (seja através de entrevistas, análise de prontuários e até registros escolares a depender da área), teriam de ser enviados para um comitê de Ética de fora da instituição.

Durante o minicurso, além de informar aos participantes sobre a importância da existência na Unit do próprio comitê, a professora Adriana pondera que é indispensável ao docente pesquisador seja ele iniciante ou veterano saber lidar com a Plataforma Brasil, utilizada pela Unit desde 2013.

Trata-se de uma plataforma totalmente informatizada que dispensa os métodos convencionais de envio de projetos. “Ainda estamos num período de transição, motivo pelo qual é importante apresentar aos professores envolvidos com pesquisa como ela funciona e como agiliza todo o processo”, afirma a docente lembrando que, através da utilização da plataforma todo o processo é agilizado. “Além disso, o próprio professor pode acompanhar todo o processo de submissão bem, como o retorno com o parecer apresentado pelo Comitê de Ética”, finaliza a professora Adriana.

Para a coordenadora da Jornada de Mobilização Pedagógica, pedagoga Michelline Roberta Simões do Nascimento essa esse é mais um importante momento em que o Grupo Tiradentes proporciona aos seus docentes da oportunidade de iniciar mais um semestre letivo fazendo o que cada um sabe fazer de melhor que é ensinar, promover a educação e favorecer o crescimento daqueles que escolhem a Universidade Tiradentes como instituição formadora.

Foto – Marcelo Freitas

Compartilhe: