ESTUDE NA UNIT
MENU

Mobilidade acadêmica da Unit promove interculturalidade 

Estudante peruana de Arquitetura e Urbanismo traz sua bagagem cultural e acadêmica para enriquecer a experiência na Universidade Tiradentes

às 20h06
Valéria Maricelo Paucar Cutipa- Estudante de Arquitetura e Urbanismo
Valéria Maricelo Paucar Cutipa- Estudante de Arquitetura e Urbanismo
Compartilhe:

Em uma troca de conhecimentos e culturas, a Universidade Tiradentes (Unit) recebeu Valéria Maricelo Paucar Cutipa, estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidad Católica de Santa Maria, no Peru.  Com uma história marcada pela coragem de explorar fronteiras acadêmicas, Valéria, que realizou seu primeiro intercâmbio, compartilha suas impressões sobre a Unit, destacando a estrutura peculiar da universidade brasileira e a riqueza das experiências que a mobilidade acadêmica proporciona.

“Quando eu estava em busca de universidades para realizar meu intercâmbio, encontrei a Unit. Achei a Unit muito interessante, pois a estrutura é diferente da minha universidade. Aqui, há academia, quadra, piscina e até um mini-shopping, algo que normalmente uma universidade não possui. Além disso, enxerguei na Unit uma oportunidade, pois amo o Brasil. Então, decidi viajar para cá”, conta Valéria.

Valéria destaca a diferença nas metodologias de ensino entre sua universidade no Peru e a Unit no Brasil. A transição de trabalhos físicos, como maquetes, para o foco em projetos digitais foi suavemente absorvida, e ela elogia a riqueza das atividades práticas oferecidas pela Unit.

“A metodologia de arquitetura da minha universidade lá e daqui é diferente. Lá, estava acostumada a fazer muitos trabalhos físicos, como maquetes, mas aqui é mais voltado para o digital. Me adaptei rapidamente, e acho a metodologia da Unit muito interessante. Há diversas palestras, congressos e atividades práticas que vão além da sala de aula, envolvendo gráficos e ações que considero muito enriquecedoras para minha carreira” destaca a estudante.

Além da sala de aula

A decisão de Valéria em estudar na Unit não se limitou apenas ao enfoque acadêmico; ela buscava também explorar Aracaju e suas proximidades. Participando ativamente de projetos que a levaram ao centro da cidade e à renomada Casacor, a estudante peruana encontrou inspiração no Tiradentes Innovation Center, apresentado pelo professor Ézio Déda, uma experiência que transcendia os limites do currículo tradicional.

“Quando decidi estudar na Unit, pensei em estudar e, ao mesmo tempo, conhecer mais lugares em Aracaju e nas proximidades. Fiquei contente em estudar arquitetura aqui, pois tive a oportunidade de conhecer o centro da cidade para realizar trabalhos, além de participar da Casacor, um ícone da arquitetura, com projetos incríveis. Me encantei pelo Tiradentes Innovation Center, apresentado pelo professor Ézio Déda, que nos explicou detalhadamente o projeto “, relata.

Experiência de vida

Valeria expressa sua gratidão pela receptividade brasileira, destacando que sua estadia no Brasil vai além do acadêmico, tornando-se uma experiência de vida que pretende levar consigo ao retornar ao Peru. Sua aspiração de voltar ao Brasil reflete o sentimento de acolhimento e a significativa conexão construída durante sua estadia na Unit.

“Acredito que levarei essa experiência para toda a minha vida, pois não se trata apenas de uma experiência acadêmica, mas sim de vida. Vou levar as pessoas que conheci, os conhecimentos adquiridos, os amigos, professores, coordenadores e todos os momentos especiais. Desejo voltar ao Brasil muitas vezes, pois me senti extremamente acolhida aqui”, pontua a futura arquiteta.

Leia também: Biomédica recém-contratada pelo IHHS fala sobre a sua trajetória na Unit

Compartilhe: