O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Tiradentes (Unit) é uma importante iniciativa voltada para prestar serviços contábeis gratuitos à comunidade, com foco em pessoas de baixa renda e microempreendedores individuais (MEIs). Durante o período de declaração do Imposto de Renda, o NAF se destaca oferecendo suporte gratuito a milhares de contribuintes. No entanto, o trabalho do núcleo vai muito além da assistência fiscal durante essa temporada, continuando ao longo do ano com uma variedade de outros serviços essenciais que auxiliam os cidadãos na regularização de sua vida financeira e tributária.
Com o fim da temporada de declaração do Imposto de Renda, o NAF direciona suas atividades para outras demandas recorrentes. “Nesse segundo semestre, nosso principal foco é a campanha ‘Estudante-Cidadão: CPF na Mão’, em parceria com a Secretaria de Educação de Sergipe (SEDUC), que visa regularizar e emitir CPFs para alunos que ainda não possuem o documento. A ação abrange todo o estado e tem grande impacto social, pois regularizar o CPF é um passo crucial para a inclusão cidadã”, explica Flávia.
Outro serviço bastante procurado nesse período são os parcelamentos de dívidas tributárias. Muitos cidadãos, especialmente aqueles com pendências relacionadas ao CPF, precisam de suporte para resolver declarações de anos anteriores e parcelar tributos atrasados. “O volume de atendimentos ligados a DARFs de parcelamentos que já foram feitos, e a declarações de imposto de renda em atraso, é significativo. Esse trabalho ajuda a regularizar a situação fiscal de pessoas físicas e empreendedores, facilitando sua inclusão no mercado formal”, complementa Flávia Karla.
Serviços oferecidos
Além da regularização de CPFs e do suporte em parcelamentos, o NAF oferece uma ampla gama de serviços voltados tanto para pessoas físicas quanto para MEIs. Para os microempreendedores, o núcleo presta assistência em inscrição, baixa de CNPJ, emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), parcelamentos e orientações sobre desenquadramentos. Já para os cidadãos em geral, o suporte vai desde a declaração de imposto de renda até o pedido de restituição de valores pagos em duplicidade, através do Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso (PerdComp).
As principais dúvidas que chegam ao NAF, de acordo com a coordenadora, envolvem a obrigatoriedade da declaração de imposto de renda e problemas com a regularização do CPF. “Muitos contribuintes chegam até nós sem saber por que não conseguem, por exemplo, sacar dinheiro de suas contas. Também atendemos muitos microempreendedores que, por desconhecimento, não realizam a contribuição mensal e acabam recebendo notificações de débito do governo”, explica Flávia Karla.
Capacitação dos estudantes e parcerias
Um dos grandes diferenciais do NAF é que os atendimentos são realizados por alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Unit, sempre supervisionados por professores. Essa prática oferece aos estudantes a oportunidade de aplicar o que aprendem em sala de aula em situações reais, desenvolvendo tanto habilidades técnicas quanto sociais, como o atendimento ao público. “A parceria com a Receita Federal é muito importante para o desenvolvimento dos nossos alunos. Eles participam de capacitações regulares e saem muito mais preparados para o mercado de trabalho”, destaca a coordenadora.
O NAF também se destaca por suas parcerias institucionais. Além da SEDUC, há uma colaboração com a Secretaria da Administração do Estado, onde os estudantes atendem no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC). Outra parceria importante é com o INSS, que mantém um analista disponível para atender agendamentos no núcleo. “Estamos em processo de firmar novas parcerias, como com a Prefeitura de São Cristóvão, para implantar um NAF na cidade, o que mostra o impacto positivo do núcleo em toda a comunidade”, completa Flávia.
Atendimento e expansão
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) está presente em diversos pontos físicos em Aracaju e na cidade de Lagarto, além de oferecer atendimento remoto via WhatsApp.
Os locais de atendimento incluem:
- Aracaju Park Shopping
- Unit (Rua Lagarto, 253)
- CEAC do Turista (Rua do Turista)
- CEAC da Rodoviária Nova
- CEAC do Shopping RioMar
- Cidade de Lagarto
O NAF da Rua Lagarto realiza atendimentos das 8h às 12h. Nos CEACs, o agendamento pode ser feito presencialmente ou pelo site www.aracaju.se.gov.br, garantindo atendimento no horário marcado.
Já para quem prefere o atendimento remoto, ele está disponível pelo WhatsApp às terças e quintas, das 8h às 12h, no número (79) 99136-0543.
Leia também: Cidades sem imprensa local sofrem com desinformação e perda de identidade