Gestores, técnicos da Receita Federal de Brasília e São Paulo foram apresentados, no último dia 10, à estrutura do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Universidade Tiradentes (NAF Unit) que está distribuído não somente no campus da Unit, mas também em Centros de Atendimento ao Cidadão (CEACs) de Sergipe. É que o NAF da Unit está, mais uma vez, bem colocado em nível nacional: conquistou o 7º lugar no ranking de atendimentos e é 1ª lugar na 5ª Região.
Os gestores da Receita Federal foram recebidos o Tiradentes Innovation Center pelo delegado da Receita Federal de Sergipe, Edson Fiel. O objetivo da visita é levar as boas práticas para aprimorar a gestão e o trabalho desenvolvido pelo NAF em outros estados. “Estamos recebendo os colegas de São Paulo e Brasília para estudar, conhecer o NAF e levar as boas práticas daqui para outros estados, unidades e universidades”, declara.
Para se ter ideia, no Brasil existem 520 Núcleos de Apoio Fiscal e Contábil. No primeiro trimestre de 2023, foram auditados 139 NAFs, e dentre eles, o NAF da Unit alcançou o 7º lugar no ranking de atendimentos e a 1ª posição da 5ª Região. Para o coordenador da área de Humanas e Sociais Aplicadas da Unit, professor Cláudio Praxedes, a visita dos técnicos da Receita Federal reafirma o excelente serviço prestado pelo NAF.
“Isso demonstra o compromisso que temos com a comunidade e nossos alunos. São estes que prestam toda a assistência, seja no atendimento direto ou online. É colocar em prática o que se aprende dentro dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Compromisso também da professora Flávia Karla, coordenadora do NAF/Unit. Ela vem sempre buscando parcerias e capacitando nossos alunos. Nosso objetivo é alcançar uma melhor posição, mas estar em sétimo lugar no Brasil, é um mérito que nos faz perceber que estamos no caminho certo”, afirma Praxedes.
De acordo com o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, a visita é uma comprovação do quanto a instituição valoriza o contato e a prestação de serviço para a sociedade. “O nosso modelo de relacionamento que temos com o Governo do Estado de Sergipe, a Receita Federal, por meio do NAF em que nossos alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, com orientação dos nossos professores, preparam declaração de imposto de renda para a comunidade”, destaca.
NAF é referência
O NAF da Unit é considerado referência no trabalho junto a comunidade e a experiência que é oferecida ao estudante que faz parte do projeto de extensão. “Dessa forma, o NAF de São Paulo quer entender como atuamos com nosso modelo de gestão, com essas parcerias para ter esse volume tão grande de atendimento, essa excelência no atendimento que temos. Então eles vieram para entender nosso processo e elevar essa boa prática para outros Núcleos pelo Brasil”, ressalta o coordenador de extensão da Unit, professor Geraldo Calasans.
A gerente nacional de Cidadania Fiscal, Ana Paula Kuhar, afirma que tem usado o NAF como exemplo para os demais Núcleos de Apoio Fiscal e Contábil.“Viemos conhecer o NAF Unit porque ele é um destaque entre os demais. Ele ameniza a dificuldade que a sociedade tem de conhecer o NAF porque possui várias unidades espalhadas pela cidade. Com isso, ele dá maior visibilidade ao Núcleo de Atendimento Fiscal e Contábil, facilitando o acesso da população aos serviços ofertados. Inclusive, apresento o NAF Unit em todos os locais que vou, seja nacional ou internacional”, salienta.
O projeto virou objeto de estudo, é o que explica o representante do NAF em São Paulo, Eduardo Caimbro. “É isso que a gente busca, conhecer as práticas daqui, ver o que conseguimos extrair para levar para o nosso Núcleo porque há muitas coisas que funcionam aqui, dos recursos disponíveis da região, das habilidade que os gestores tiveram para transformar a ideia inicial em algo espetacular. E a gente gostaria de ter mais Núcleos espetaculares como os da Unit porque quanto melhor for o NAF melhor fica para a população brasileira”, relata.
“Graças aos nossos esforços, cada vez mais pessoas passam a conhecer os serviços que são ofertados pelo NAF. E isso é muito bom porque alcançamos a população para ajudá-los a resolver seus problemas de ordem fiscal e ordem tributária, focando em pessoas com menor poder aquisitivo. O Núcleo é um ótimo lugar para que os alunos apliquem na prática o que estão aprendendo na teoria em sala de aula, além de aprenderem como é o atendimento, tendo mais comprometimento social e já se desenvolvendo como profissional. A sociedade tem abraçado nossos serviços e isso é gratificante porque reafirma nosso comprometimento”, pontua a coordenadora do NAF da Unit, professora Flávia Karla Gonçalves.
Leia mais: Experiências profissionais impulsionam integrantes do NAF-Unit
Texto atualizado em 16/05/2023, às 18h49