ESTUDE NA UNIT
MENU

Noite de autógrafos no Museu


às 18h43
O autor e sua obra
O autor e sua obra
Professores prestigiam o lançamento
Compartilhe:
O autor e sua obra

O autor e sua obra

“Das aulas avulsas ao Lyceu Provincial” é o título do livro autoral lançado pelo professor do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, Cristiano Ferronato, na noite da quinta-feira, 18, no Museu da Gente Sergipana. O evento cultural reuniu dezenas de convidados do autor, entre eles, professores que foram prestigiar o colega de profissão.

Historiador, doutor em Educação pela UFPB, com estágio doutoral na Universidade de Lisboa, Cristiano aborda em sua obra as primeiras configurações da instrução secundária da província da Parahyba do Norte, entre os anos de 1836 e 1884. Trata-se de uma obra publicada pela Editora Diário Oficial de Sergipe – Edise –, em parceria com a Unit.

Ao falar sobre sua obra, o autor afirma que a mesma representa a culminância de um processo de pesquisa iniciado durante sua graduação. “No início, apenas um pequeno projeto de Iniciação Científica que foi se desenvolvendo até resultar na tese de doutorado dessa importante instituição educacional que eu reputo como não só nordestina, mas como acima de tudo brasileira”, diz o autor ao se referir à Universidade Tiradentes.

O livro aborda a questão da instrução secundária no Brasil Imperial. As análises sobre a instrução secundária nesse período centravam apenas o Colégio Pedro II, desconhecendo esse tipo de instrução no restante do País. “Com esse trabalho a gente mostra que tínhamos instruções sim, e que os homens nordestinos eram muito bem preparados”, afirma o autor.

Professores prestigiam o lançamento

Professores prestigiam o lançamento

Ao prestigiar o lançamento, a diretora de Pesquisa e Extensão da Unit, professora doutora Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento ressaltou a importância da política que a IES possui de publicar obras dos seus professores, principalmente aqueles que estão dentro dos programas de Pós-Graduação Strictu Sensu, possibilitando assim a publicização e a circulação de resultados de investigação que são desenvolvidos dentro da academia. Nesse aspecto, a doutora Ester ressalta a importância da parceria com a Editora Oficial do Estado de Sergipe é muito profícua porque permite que as obras publicadas não circulem apenas nas bibliotecas.

A diretora da Editora Universitária Tiradentes, doutora Cristiane Porto, enfatiza que o lançamento literário representa um momento ímpar, especialmente na vida do pesquisador que traz para o público a certeza de que nas universidades o conhecimento está sendo produzido.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: